Capacitar profissionais de TI

Treinamento e educação continuada parecem ideais nobres para qualquer empresa. Em um mundo perfeito, todos os funcionários gastariam um quarto de seu tempo aprendendo novos conceitos e técnicas para aprimorar seus conjuntos de habilidades.

A realidade dos orçamentos, listas de tarefas tremendamente longas e o receio de ver o dinheiro do treinamento saindo pela porta dos fundos quando os funcionários saem significam que esse tipo de educação continuada não costuma ser uma prioridade para muitas empresas, especialmente para os departamentos de TI.

No entanto, este é o caminho errado a ser seguido. Treinar e investir em seus funcionários de TI é mais importante do que nunca. Para te mostrar, abaixo, explicaremos a importância de desenvolver os profissionais de TI e os benefícios que a capacitação do seu time pode trazer para sua empresa!

Por que capacitar os profissionais de TI do seu time é importante?

A Tecnologia da Informação está em constante evolução. Novas ferramentas surgem diariamente, substituindo tecnologias antigas para gerar mais produtividade, eficiência e redução de custos na empresa.

“A tecnologia está evoluindo mais rápido do que a capacidade humana”. Foi o que afirmou Thoman Friedmann, colunista do The New York Times, quando analisou nossa evolução ao longo dos últimos séculos. 

Segundo ele, até o século XX o homem foi capaz de acompanhar as ferramentas que criava, mas, a partir desse ponto, o avanço tecnológico começou a se acelerar, exigindo que as pessoas aprendessem mais e de maneira mais rápida.

Mas quais os impactos disso no departamento de TI? Não há dúvidas de que a TI, hoje, é fundamental para qualquer negócio — falaremos mais disso abaixo —, mas fora isso, a velocidade das novas ferramentas tecnológicas causou um impacto significativo na mão de obra disponível. Ou seja, falta mão de obra qualificada, especialmente no Brasil, país em que os cursos superiores ainda lutam para acompanhar o mercado.

Dito isso, existem inúmeros motivos pelos quais o treinamento do time de TI é importante. Para simplificar, explicamos as 3 áreas em que eles mais impactam sua empresa:

1. A TI é parte essencial de qualquer negócio

Como já adiantamos, a TI é parte essencial de qualquer negócio. Com a introdução dos computadores, o mundo dos negócios mudou para sempre. Hoje, as empresas usam a Tecnologia da Informação para garantir que seus departamentos funcionem sem problemas. E não importa o departamento: a TI é utilizada desde nos Recursos Humanos da empresa, até no Financeiro, Segurança, Marketing e por aí vai. 

Usando a TI, as companhias têm a capacidade de visualizar as mudanças nos mercados globais muito mais rápido do que podiam antes. Elas compram pacotes de software e hardware que as ajudam a realizar seu trabalho. 

A Tecnologia da Informação permitiu que as empresas acompanhassem a oferta e a demanda, à medida que os consumidores se sentiam mais ansiosos para ter seus produtos instantaneamente e, mais do que isso, com qualidade. Por isso, contar com funcionários capacitados a enxergar as ferramentas necessárias para conquistar esses objetivos (e a usá-las bem), é um grande diferencial.

2. Capacitar os profissionais de TI ajuda a reter talentos

Os funcionários se sentem apreciados quando uma empresa investe em seu sucesso gastando dinheiro em cursos de treinamento destinados a melhorar suas habilidades. Eles geralmente consideram essas oportunidades de treinamento durante uma aplicação para um novo trabalho.

Embora, é claro, essas qualificações e novos aprendizados sejam transferidos para novos funcionários quando eles deixam um emprego, melhorar o currículo geralmente é uma prioridade tática para qualquer profissional.

Os funcionários também tendem a apreciar os empregadores dispostos a investir em suas habilidades e são menos propensos a sair porque se sentem mais valorizados. Eles têm menos motivos para procurar um novo empregador, o que ajuda a empresa a reter talentos e a garantir o retorno sobre o investimento feito com os treinamentos.

3. Melhora a habilidade da TI de responder às mudanças

Em muitas empresas, a TI não é mais apenas um centro de custos, uma despesa necessária para fazer negócios. À medida que a economia da Internet surge, e à medida que o big data e a análise de dados continuam a transformar a forma como os negócios são feitos hoje, a TI precisa se tornar um centro de valor, se não um centro de lucro.

A TI deve permitir novas tecnologias que possam atender diretamente aos clientes. Como nunca, ela precisa disponibilizar dados, particularmente a capacidade de dividi-los e selecioná-los, a fim de identificar padrões no comportamento do cliente e insights sobre os processos de negócios existentes.

Essas tecnologias exigem habilidade. Hadoop, Hive, Pig, Cassandra e HBase são exemplos de ferramentas emergentes que estão entrando em suas fases de crescimento. Cinco anos atrás, ninguém era proficiente neles. 

Agora, ser habilidoso na implementação de um banco de dados cheio de registros não estruturados é visto como a próxima grande novidade. Capacite seus funcionários a permanecerem na vanguarda das novas tendências de TI e permita que eles treinem nessas tecnologias, e você aumentará diretamente o valor de seu departamento de TI no que se refere à geração de receita e redução de custos.

Ter um departamento de TI fazendo um impacto sólido na linha de fundo é um excelente empreendimento, mas você não pode fazer isso acontecer sem o compromisso de um programa de treinamento consistente. 

Agora que você entendeu a importância de capacitar os profissionais de TI, veja 10 maneiras de melhorar o desempenho do seu time de tecnologia e conquistar os benefícios que listamos acima! 

Além disso, se desejar, agende uma reunião para saber como a Conquest One pode lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *