APESAR DAS MÁQUINAS, O FUTURO SERÁ MAIS HUMANO E COLABORATIVO

A atenção ao desenvolvimento e à colaboração das pessoas será essencial para as companhias que buscam alcançar o sucesso.

*Por Marcelo Vianna

 

O futuro do trabalho tem sido moldado a partir das transformações e evoluções tecnológicas. É claro que a chegada de bots, inteligência artificial e machine learning impactam nosso dia a dia, mas é possível dizer que o mercado está do avesso?

Eu digo que não! Ainda que a implementação dessas tecnologias esteja acontecendo a todo vapor, o fator humano nunca foi tão importante, e esse tema tem sido objeto de discussão em congressos e entre especialistas do mundo todo. O próprio CONARH tem levantado, já alguns anos, a bandeira do ser humano no centro da transformação, e em 2019 vai focar na Humanização dos negócios.

Pra criar espaços mais humanizados e colaborativos, dois preceitos são essenciais:

Engajamento é a chave para o sucesso

As empresas devem buscar ser mais ágeis, além de aproveitarem ao máximo a tecnologia para inovar, resolver problemas, ensinar e aprender, sem esquecer que a inclusão e a colaboração de pessoas no ambiente de trabalho e nos projetos idealizados contribuem para o engajamento.

Pessoas engajadas são mais produtivas e felizes.  É que mostra a pesquisa Carreira dos Sonhos, realizada anualmente pela Cia. de Talentos, que este ano entrevistou mais de 80 mil pessoas, de todos os níveis hierárquicos e faixas etárias.

Liderança inspiradora

Outro ponto importante é a confiança dos times em suas lideranças. As empresas precisam trocar seus modelos hierárquicos e pouco participativos de gestão, por um método distribuído, inclusivo e colaborativo.

É chegado o momento de entender que líderes são pessoas comuns, com erros e acertos. Desmistificar a ‘santidade’ do líder pode ser o caminho para aproximar os colaboradores do propósito da empresa.

O crescimento é um caminho a ser trilhado junto. Toda organização que entender e reconhecer que a sua liderança é um agente de transformação alcançará o êxito tão ansiosamente procurado.

 

*Marcelo Vianna é sócio-diretor da Conquest One, empresa especializada em contratação de profissionais especializados em TI, e CHRO responsável pela área de Pessoas e Compliance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *