Capacitação de Profissionais em TI

A área da Tecnologia da Informação cresceu exponencialmente no século XXI. Nem mesmo na Revolução Industrial houve tanto avanço, e é por isso que a atual geração está em evidência em relação às demais, já passadas.

Neste cenário, as profissões que vêm crescendo e sobrecarregando o mercado de trabalho são as que envolvem a tecnologia. Com o aumento de habilitados na área, há a necessidade por parte das empresas de contratar os profissionais que são mais especializados e atualizados no ramo.

Essa necessidade das empresas gera maior disputa de emprego, sobressaindo no mercado de trabalho aqueles profissionais que justamente estão mais preparados.

Por isso é de suma importância que os profissionais de TI se mantenham sempre capacitados, ou seja, destacando-se nessa área. Nesse artigo, você conhecerá as principais dicas sobre o assunto. Confira.

Os benefícios da capacitação de profissionais em TI

Em primeira análise, a capacitação de profissionais em TI é vista como uma forma de se destacar entre os demais colaboradores da área. No entanto, não é apenas esse benefício que eles conquistam, mas também outras vantagens que os tornam mais evidentes no mercado. Algumas delas são:

Aumento de produtividade

O profissional de Tecnologia da Informação que investe na sua capacitação automaticamente aposta em seu nível de produtividade. Isso ocorre porque quanto mais especializado ele for, maior a competência para desenvolver mais projetos de maneira mais fluida.

Desse modo, além de ser um recurso para auxiliar o habilitado a aumentar a sua produtividade, a capacitação permite que ele se destaque no quadro de funcionários da empresa que presta serviços.

turnover

Maior nível de empregabilidade

Em vista da quantidade de funcionários habilitados na área da tecnologia, ter um acréscimo no conhecimento é a melhor maneira do profissional se sobressair.

Numa entrevista de emprego, por exemplo, o recrutador escolherá, sem sombra de dúvidas, o funcionário com maior capacitação e que demonstre interesse em sempre se atualizar, independente do nível que se encontre, de júnior à sênior.

Possibilidade de integrar projetos maiores

A capacitação de profissionais em TI é uma forma de abrir portas: aqueles que decidem investir em seus estudos e se atualizarem na área, consequentemente têm mais chances de atingirem as suas ambições profissionais e até mesmo subir na carreira dentro da empresa.

Quanto mais especialização no trabalho, maiores serão os projetos ofertados. Ou seja, a dedicação ao conhecimento é uma maneira de ascender profissionalmente e mostrar competência para todos.

Mais chances de receber melhores salários

Quanto mais os profissionais de TI se capacitarem na sua área de atuação, aumenta também a tendência de receberem melhores salários. Isso se deve à valorização do trabalho e formação dos profissionais, tendo em vista o respeito e reconhecimento pela dedicação que eles tiverem ao se especializarem tema.

Ou seja, estudar mais e aprofundar-se em temáticas de sua área de trabalho são formas de investir na carreira e garantir notoriedade entre os demais profissionais que estão nesse ramo tecnológico.

Resolução de problemas em menos tempo

Um quesito importantíssimo para quem trabalha na área de Tecnologia da Informação é a relação entre tempo versus problema. O tipo de serviço demanda do profissional que o planejamento e a solução estejam dentro dos prazos estipulados.

Se o funcionário responsável por essa área tiver mais conhecimento acerca dos possíveis infortúnios que acontecem nesse ramo, automaticamente seu período para resolução dos problemas diminui – e, em seguida, dá-se espaço para a realização de novos afazeres.

Atualização em novas tecnologias

Por último, mas não menos importante a respeito da capacitação dos profissionais de TI, é a atualização em novas tecnologias. Quem se dedica a essa área necessita, sem sombra de dúvidas, manter-se atualizado quanto às novidades do ramo.

Quanto mais atual esteja o conhecimento do profissional, mais adequado estará o entendimento de uso em relação às novas formas de ferramentas, trazendo ainda mais benefícios para si e para a empresa que presta serviços, por exemplo. Ou seja, esse é um investimento para a vida, que nunca pode ser deixado de lado.

Capacitação para os profissionais de TI: como fazer?

Portanto, chega-se à conclusão de que a capacitação dos profissionais em TI é de suma importância para esse ramo de trabalho. Esta prática possui vários benefícios, que vão do aumento de produtividade até à resolução de problemas em menos tempo, como dissemos anteriormente.

A melhor forma de iniciar a especialização é investindo em cursos qualificadores, sejam de extensão educacional ou em pós-graduações no nicho de serviço. Para isso existem universidades presenciais e até à distância, tudo adaptado para que o profissional obtenha mais aprendizado.

A Conquest One é especialista em Staffing de TI e oferece aos seus profissionais algumas maneiras de se especializarem constantemente.
Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre a capacitação dos profissionais de TI e outros assuntos relacionados ao mundo da tecnologia? Continue em nosso site, agende uma reunião e saiba tudo sobre a temática! Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *