Networking

O ditado “ninguém é uma ilha” é tão real quanto antigo.  Afinal, poucas pessoas vivem unicamente para si, adquirindo conhecimento sozinhas e construindo qualquer projeto exclusivamente do próprio intelecto.

Assim, ter uma rede de contatos relacionado ao ramo de atividade de atuação é fundamental para qualquer profissional. A competitividade é muito grande, principalmente no mercado de TI. E atualmente, toda essa competitividade requer mais que experiência, formação acadêmica e cursos na área.

Diante desse cenário, cultivar essa rede de contatos, também conhecida como Networking, é essencial para quem deseja obter as melhores oportunidades.

Sendo assim, este artigo vai explicar como o profissional de TI pode desenvolver o seu Networking da maneira correta e utilizá-lo para o crescimento em sua área. Confira!

Networking: o que é?

O Networking é uma atividade que tem o intuito de construir, reforçar e manter relações profissionais com outras pessoas para promover seus objetivos. Ou seja, o Networking é uma rede focada em objetivos profissionais, bem como em fortalecer amizades e aproveitar oportunidades de trabalho.

É importante salientar que uma parte muito importante do Networking profissional é que ele trata de construir relacionamentos de confiança, e não apenas no ato trocar cartões de visita, por exemplo. Ou seja, para que haja uma rede de sucesso, é necessário construir um relacionamento real.

Como o networking pode ser importante para o profissional de TI

Quando o profissional de TI se mantém conectado, ele encontra mais oportunidades de crescer profissionalmente, bem como aprimorar seus conhecimentos no setor no qual deseja desenvolver a sua carreira.

O Networking é uma relação na qual você também ajuda outras pessoas, seja trocando informações, conhecimentos e experiências, por exemplo. Além disso, fazendo Networking, o profissional de TI obtém informações atualizadas a respeito das últimas tendências que são relevantes para a sua carreira.

Outro aspecto importante é que a pessoa que mantém seu Networking e cria um bom relacionamento, consegue ter mais satisfação no próprio trabalho, melhorando os resultados da empresa. Consequentemente, é uma ótima ferramenta para se atingir os objetivos almejados na área de TI.

turnover

Suporte de pessoas do mesmo nicho de atuação

Muitas pessoas já passaram por alguns obstáculos no desenvolvimento de sua carreira, que podem ser resultados de vários fatores.

No entanto, o Networking lhe dará a chance de ter contatos com pessoas de alto perfil em sua carreira. Ou seja, elas poderão ser o suporte que você precisa, sempre que houver algum imprevisto.

A troca de experiências pode ajudá-lo a gerenciar seus desafios de maneira eficaz, dando-lhe conselhos ou direcionando ao suporte correto.

Melhora o status profissional

O desenvolvimento do status da carreira de um profissional de TI é um processo em longo prazo. Requer paciência, disciplina, foco e determinação.  Apesar desse tempo para se concretizar, um dos fatores que pode acelerá-lo é o Networking.

Diversos profissionais de sucesso, com altos cargos, se valeram desse tipo de relacionamento como um dos fatores para galgar altos cargos.

Os contatos que você mantém são significativamente atribuídos ao seu crescimento. Eles influenciam amplamente o crescimento do seu status e pavimentam o caminho para melhores oportunidades em sua carreira. Suas conexões são poderosas!

Como criar Networking de maneira efetiva

Vejamos então como colocar em prática alguns pontos do networking de maneira efetiva.

Participe de eventos e cultive os contatos certos

Para a sua carreira é muito importante participar de eventos de sua área de atuação. Lá, descubra quem são os principais contatos que serão excelentes para sua carreira. Quando surgir a oportunidade, aproxime-se.

Seja simpático e atencioso, mas foque na rede que você deseja criar. Seja um colega de trabalho, cliente, mentor ou alguém que o ajudou a fazer conexões valiosas, esses são os contatos cuja presença em sua vida é claramente valiosa para sua carreira.

De forma simples, se você tivesse que fazer uma lista dos 20 contatos profissionais mais importantes da sua vida agora, são essas pessoas que devem ser o alvo no seu Networking efetivo.

Depois de identificá-los, mantenha contato regular. Esses não são profissionais para as quais você deve apenas enviar um e-mail programado vez ou outra. Você deve saber quais são os interesses deles e acompanhá-los de perto.

Procure ajudar

É fácil supor que um contato bem-sucedido já tenha tudo o que ele deseja e não queira nada de você. Caso você pense assim, supere isso. Sempre vale a pena descobrir os desejos e preocupações de um contato.

As chances de encontrar algo que valha a pena oferecer são altas. Não subestime o que você pode oferecer. Não importa se o contato tem status dinheiro e poder, nenhum ser humano é abastado, que não necessite de nada.

Acredite, você sempre pode ajudar em algo.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são uma fonte de contatos incrível quando se trata de Networking. É claro que, nada substitui o forte aperto de mão e o olhar nos olhos na hora de uma boa conversa. No entanto, antes disso acontecer, as redes sociais “preparam o terreno”.

Interaja por lá antes dos eventos e se conecte com seus pares. Mantenha um perfil intrigante e atraente para que também seja notado antes de ir a qualquer evento.

Encontre profissionais com interesses em comum

Neste momento, não estamos falando da carreira propriamente, e sim de interesses de vida em comum. É ótimo fazer Networking dentro da sua área, mas, é melhor ainda quando, além da carreira, seus contatos compartilham dos mesmos interesses do dia a dia.

Em relação ao Networking, a Conquest One incentiva a troca de experiência entre os seus colaboradores. Por exemplo, o profissional alocado na empresa é capaz de participar de vários projetos ao longo do tempo, com a possibilidade de fazer contatos com outras pessoas de diferentes nichos.

Essa prática acrescenta mais experiência em diversas áreas de atuação, algo que é muito valorizado, já que atualmente os profissionais precisam ser generalistas e não mais especialistas em apenas 1 área. Deseja conhecer mais sobre esse assunto? Entre em contato conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *