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Os desafios das instituições financeiras tradicionais na atual era digital

Instituições Financeiras

Atualmente, conforme os bancos tradicionais integram as tecnologias mais recentes em seus processos, eles também estão enfrentando uma nova concorrência que surgiu há algum tempo: as Fintechs.

Esse tipo de instituição está revolucionando a maneira como o cliente experimenta os serviços disponíveis no mercado financeiro.

Dito isso, não basta que os bancos tradicionais possam oferecer as melhores soluções para seus clientes. Assim, também é crucial que eles direcionem a sua atenção para o seu público, o tornando o centro de suas operações para poderem capturar sua confiança e lealdade.

Dessa forma, abaixo, nós trouxemos alguns fatores que as instituições financeiras tradicionais devem levar em consideração profundamente ao procurar obter sucesso nesse novo mercado em que competem com as Fintechs. Muito se passa pela tecnologia. Confira!

Diferenças entre as instituições financeiras tradicionais e as Fintechs

Há algumas diferenças substanciais que iremos falar a seguir que dão mais vantagens às Fintechs em relação às instituições tradicionais.

Diante desse cenário, é visível a preocupação dos bancos com a possibilidade de perder os seus clientes. Inclusive, de acordo com uma pesquisa realiza pela PwC, 73% dos bancos consideram as Fintechs como uma ameaça.

Mas será que as Fintechs são realmente uma ameaça para os bancos? Apesar de não ser o prenúncio de sua extinção, pode ser ao menos o início do enfraquecimento do modelo tradicional. Isso, é claro, se algumas medidas não forem tomadas. Para entender isso, precisamos conhecer as diferenças entre os bancos tradicionais e as Fintechs.

Instituições financeiras tradicionais

Resumidamente, os bancos tradicionais são instituições financeiras que recebem depósitos e administram o dinheiro de seus clientes, deixando sob sua custódia. Esse dinheiro é utilizado para ser emprestado a outros indivíduos, incluindo serviços de cartões de crédito e empréstimos imobiliários, por exemplo.  Assim, para obter lucros, os bancos cobram uma taxa de juros sobre essas operações.

Fintechs

O termo Fintech surgiu da junção das palavras financial e techonology (financeiro e tecnologia). Ou seja, elas investem pesado em tecnologia.  A maioria das empresas Fintech oferece serviços semelhantes aos de um banco, apesar de não serem bancos de fato.

Ser uma instituição desse tipo requer que a empresa atenda aos requisitos mínimos de capital. Algo que a maioria das Fintechs não consegue.

No mercado financeiro, essas instituições são especializadas em determinados nichos, proporcionando diferenciais aos seus clientes que os bancos não conseguem competir.

Por outro lado, a maioria das Fintechs não contam com agências físicas e oferecem seus serviços a partir da internet e aplicativos para tablets e smartphones, por exemplo.

Fintechs são mais amigáveis

Um banco tradicional vincula amplamente o cliente, oferecendo-lhe uma gama de serviços, através do aumento dos custos de troca. Sem esse “luxo”, as empresas Fintechs seguem um “mantra” de ganhar a confiança por meio de um melhor atendimento ao público e aquisição de novos clientes com base em referências.

Um exemplo é a facilidade no processo de abrir uma conta. Nas Fintechs, basta ter em mãos um smartphone e os seus documentos pessoais. Apesar de alguns bancos melhorarem nesse sentido, na maioria das vezes, é necessário ir até uma agência com uma extensa lista de documentos exigidos no processo.

Além disso, as Fintechs contam com uma comunicação mais descontraída, tanto no e-mail, atendimento telefônico e até mesmo no site da empresa.

Fintechs conseguem oferecer preços mais competitivos.

Com uma operação virtual mais enxuta, mais flexibilidade por não ser regulamentada como uma instituição de coleta de dinheiro proveniente de capital de risco, as Fintechs conseguem atrair os seus clientes por meio de preços mais competitivos.

Os desafios das instituições financeiras tradicionais em relação às Fintechs

As instituições financeiras tradicionais têm diversos desafios para poder equilibrarem as forças em relação às Fintechs. E como podemos perceber, se faz necessário investir em tecnologia para oferecer serviços mais amigáveis, que atraiam mais clientes.

Nesse sentido, há um problema:  descobrir como se afastar de seus antigos sistemas que existem há décadas, dos quais toda a sua operação é dependente.

Isso ocorre, pois à medida que os bancos cresceram, aumentou-se o número de sistemas, que nem sempre eram substituídos e se tornaram cada vez mais complexos e ultrapassados em alguns casos. Por isso, essas instituições financeiras dependem tanto de um bom departamento de TI.

Soluções à vista: investimento em tecnologia

Diante desse cenário, talvez você esteja pensando: “basta substituir os sistemas antigos usados pelos bancos e pronto”. No entanto, a complexidade sistêmica que há é imensa, e apesar de ser possível realizar esse tipo de otimização, há diversos “problemas” a serem resolvidos no âmbito econômico, estratégico e político.

No entanto, no quesito de novos recursos tecnológicos, muito pode ser implementado, enquanto os antigos podem ser atualizados, já que eles fornecem ajuda significativa em relação às mudanças necessárias em todos os setores dessas instituições.

Assim, é possível dizer que a tecnologia é a revolução responsável pelos avanços que auxiliarão as instituições financeiras tradicionais a “brigarem” com as Fintechs, impactado em quase todos os campos da atividade e do esforço humano.

Ou seja, concluímos que uma boa equipe de TI é um ponto extremamente positivo nos mercados financeiro e de capitais nessa era digital, tanto para otimizar o que é antigo como para implementar novas melhorias.

Como a Conquest One pode ajudar nesse processo

Por fim, para que as instituições financeiras também sejam capazes de aproveitar dessa era digital, a Conquest One pode auxiliar na implementação das tecnologias que elas mais desejam e necessitam usar.

Sendo especialista em Staffing de TI, a Conquest One garante os melhores processos de seleção de profissionais de TI, oferecendo máxima eficiência e agilidade para seu projeto.

Através do serviço de staffing de TI, os colaboradores são selecionados de acordo com a cultura e os valores do cliente, permitindo um alinhamento que vai além da capacidade técnica.

Aplicamos avaliações estruturadas de desempenho, monitorando e acompanhando continuamente a performance dos colaboradores para garantir que o cliente conte com os melhores profissionais de TI para seu projeto durante todo o ciclo de implementação. Por isso, o futuro está mais próximo na Conquest One.

Deseja saber mais como podemos auxiliar nesse sentido? Agende agora uma reunião com um de nossos consultores.

Conheça a sociedade 5.0 e como o Profissional de TI estará inserido nela

Sociedade 5.0

O avanço da tecnologia nos trouxe para o que podemos chamar de sociedade 5.0. Ou seja, uma sociedade inteligente que vai além da revolução 4.0, também conhecida como era da informação.

Para ser mais claro, a sociedade 5.0 une tecnologias, como big data, inteligência artificial e robôs em todos os segmentos sociais. A esperança dessa nova era, portanto, é que essas novas tecnologias sejam capazes de resolver problemas que tornam a vida cotidiana mais confortável e sustentável.

Resumidamente, a essência dessa sociedade inteligente será obter rapidamente a solução mais adequada e que atenda às necessidades de cada cidadão. Ficou interessado? Leia o nosso artigo até o final para entender melhor o conceito, como ele surgiu e como os profissionais de TI deverão se adaptar a essa nova realidade.

Sociedade 5.0: o que é?

A sociedade 5.0 tem o mesmo conceito das Smart Cities. Ou seja, esse conceito é utilizado para definir como a tecnologia da informação deverá desenvolver, implantar e promover práticas sustentáveis que buscam enfrentar os crescentes desafios da globalização.

Portanto, consiste em uma estrutura essencialmente formada por redes inteligentes e máquinas que transmitem e usam dados usando a tecnologia para resolver problemas das grandes cidades.

Na Sociedade 5.0, os aplicativos e ferramentas baseados na nuvem recebem, analisam e gerenciam um grande volume de dados em tempo real para ajudar municípios, empresas e cidadãos a tomar melhores decisões, melhorando assim a qualidade de vida.

Os cidadãos, por sua vez, se envolvem com os ecossistemas das smart cities de várias maneiras. E isso inclui o uso de smartphones e dispositivos móveis, além de carros e residências conectados, por exemplo.

Assim, o emparelhamento de dispositivos e dados com a infraestrutura e os serviços físicos de uma cidade tende a reduzir custos e melhorar a sustentabilidade da cidade.

Por exemplo: as comunidades podem melhorar a distribuição de energia, otimizar a coleta de lixo, diminuir o congestionamento do tráfego e até melhorar a qualidade do ar com a ajuda da internet das coisas (IoT).Enfim, as possibilidades são enormes.

Como o conceito de Sociedade 5.0 surgiu?

A urbanização é um fenômeno sem fim. Hoje, 54% das pessoas em todo o mundo vivem nas cidades. E esse número deve chegar a 66% até 2050. Assim sendo, combinada com o crescimento geral da população, a previsão é que a urbanização adicionará outros 2,2 bilhões de pessoas às cidades nas próximas três décadas.

Diante desse cenário, a sustentabilidade ambiental, social e econômica é essencial para acompanhar a rápida expansão que está sobrecarregando os recursos de todo o mundo.

À medida que a população aumenta, vários países vêem a sustentabilidade ambiental, social e econômica como uma necessidade para acompanhar o crescimento. O reflexo disso é que quase 200 países dizem que a tecnologia da sociedade 5.0 é fundamental para o sucesso.

Esse conceito nasceu no Japão em 2016, durante o lançamento do 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia. Esse documento define políticas de inovação a serem estimuladas pelo país até 2021.

No entanto, apenas na CeBIT 2017, a feira de negócios digitais realizadas na Alemanha, que ele foi divulgado de maneira oficial.

O objetivo da Sociedade 5.0

O objetivo da sociedade 5.0 é gerar sustentabilidade por meio de soluções inovadoras para os principais problemas que enfrentamos nas grandes cidades, incluindo congestionamento de automóveis e uso de energia, por exemplo.

Assim, os objetivos das smart cities estão focados em melhorar a harmonia da população, bem como evitar falta de recursos.

O reconhecimento do termo sociedade 5.0 também vem engajando os cidadãos a entender os problemas que devem ser abordados diante de uma urbanização massiva a nível mundial.

Resumidamente, a meta é criar cidades inteligentes por meio de tecnologias avançadas que ajudarão na solução de alguns problemas futuros. Dessa forma, a sociedade 5.0 busca garantir o atendimento das necessidades e anseios das grandes cidades.

Como será o profissional de TI da Sociedade 5.0

A sociedade 5.0 irá mudar o cenário da população como um todo. Nesse sentido, a indústria também deverá passar por uma revolução. A fim de atender as necessidades dessas novas cidades inteligentes, tecnologias, como a inteligência artificial, por exemplo, devem ser aliadas dos profissionais.

Enfim, tudo o que foi buscado na era da informação deverá ser colocado em prática a partir de agora.

Para os profissionais de TI, novas oportunidades vão surgir. Entretanto, isso ocorrerá apenas para aqueles que se reinventarem, visto que conhecimentos antigos irão, aos poucos, perder espaço no mercado.

Em uma sociedade, na qual a liquidez é cada vez mais presente, o profissional de TI terá que estar aberto a mais aprendizados. Afinal, as cidades inteligentes vão exigir criatividade uma vez que tarefas mais simples começarão a ser substituídas por robôs.

Resumidamente, você como profissional da tecnologia da informação precisará se reinventar em um cotidiano em que o tempo é cada dia mais escasso. Ou seja, aprender não significa apenas conhecer conceitos teóricos. Se expor a desafios, tomadas de decisões e atividades práticas em geral será muito mais proveitoso para todos.

E você, deseja saber mais a respeito desse assunto e quer conhecer como a Conquest One pode te ajudar? Entre em contato conosco e agende uma reunião.

7 pontos chave para você desenvolver a sua equipe de TI em 2020.

No início, pode parecer que uma organização está economizando dinheiro, usando apenas o seu conhecimento interno para desenvolver a sua equipe e mantê-la atualizada.

Porém, sem o treinamento constante e a percepção do setor de tecnologia, sua equipe profissional de TI, muitas vezes perde informações e experiências que são importantes para sua empresa como um todo.

Portanto, escolher e desenvolver a sua equipe de TI da maneira correta para trabalhar pode ser uma tarefa difícil, porém, inevitável.

Contudo, podemos ajudar neste processo. Se você deseja no ano de 2020 agregar valor à sua empresa por meio da redução do tempo de inatividade, aumentando a produtividade do negócio, tendo uma equipe flexível e resistente a interrupções ou mudanças, acompanhe os 7 pontos chave sobre o assunto.

Os 7 pontos para desenvolver a sua equipe

1.Treine os seus colaboradores

Primeiramente, se seus colaboradores não entenderem como usar efetivamente a tecnologia disponível no local de trabalho, isso certamente prejudicará a produtividade e o fluxo de produção.

Dessa forma, os colaboradores treinados adequadamente gastam menos tempo na solução de problemas e mais tempo em tarefas produtivas e geradoras de receita.

Não só isso, quando os funcionários conhecem os aplicativos e demais sistemas que usam, podem trabalhar com praticidade e concluir projetos mais rapidamente.

Portanto, perceba que as empresas que usam todas as suas soluções de maneira eficaz, provavelmente superarão as que lutam para entender o básico.

Sendo assim, treinando seus colaboradores, sua empresa estará à frente para projetos inovadores.

2. Crie metas inteligentes, mas desafiadoras

Estímulo é a chave para a proatividade. Contudo, há uma necessidade de “saber estimular”. Criar metas é fácil, qualquer gestor pode fazer isso para seus colaboradores.

No entanto, a questão aqui, não é só criar metas para que sejam batidas ou superadas. Apesar de sua empresa poder trabalhar com máquinas, sua equipe não é uma delas.

Por isso, as metas devem produzir algo mais do que resultados. Ou seja, elas devem gerar conhecimento, trazer obstáculos novos (não inatingíveis), para formar um pensamento crítico e proativo.

Portanto, desafie sua equipe com metas inteligentes, alcançáveis, no entanto, com relativo esforço. Assim, eles terão o prazer do conhecimento, e sensação de dever cumprido.

3. Melhore a comunicação interna

Ter uma comunicação clara para desenvolver a sua equipe e conectá-la às informações corretas no momento certo, impede que as pequenas situações se tornem grandes problemas.

Ou seja, quando algo inevitavelmente dá errado, toda a equipe pode responder rapidamente, logo ninguém precisa ser pego de surpresa.

Sendo assim, a comunicação interna realiza muito mais do que melhorar o fluxo de informações.

Inegavelmente, os líderes que utilizam técnicas modernas de comunicação interna têm o “controle” do que seus funcionários estão pensando e fazendo.

Decerto, isso não é para exercer poder sobre colaborador algum. Pelo contrário, isso fornece uma forte consciência situacional e uma forte compreensão dos pontos fortes e fracos dos funcionários.

4. Forneça feedbacks constantes

Existe uma forte correlação entre a troca de feedback e o envolvimento dos funcionários. Não apenas pelo seu potencial de resolver problemas rapidamente e aumentar o compartilhamento de conhecimento. Mas, porque é uma ação que garante que o profissional seja reconhecido com mais regularidade.

Outro benefício de uma forte cultura de feedback é que ela fornece aos funcionários as ferramentas para resolver os problemas antes que eles aumentem.

Ou seja, quando os gestores não se sentem desejosos de compartilhar feedback aos colaboradores, mesmo em contratempos menores, com o passar do tempo, eles podem se transformar em grandes dificuldades para a empresa.

5. Permita o crescimento profissional

Supreendentemente, esse ponto é negligenciado por muitas empresas. Isso porque uma parte delas deseja apenas um trabalho bem feito e de acordo com as normas estipuladas.

Há também outra desculpa por parte delas. Sendo os colaboradores melhor capacitados profissionalmente, certamente irão querer novas oportunidades em outras organizações de status mais elevado.

Ledo engano. Cada vez que sua empresa, não só permite, como proporciona o crescimento profissional, está dando ao seu colaborador a oportunidade fazer muito mais pela organização onde trabalha.

Portanto, investir, bem como apoiar o crescimento profissional de TI, não é só estratégia, mas, também empatia.

6. Invista em tecnologia para auxiliar no trabalho

Tecnologia nunca é demais. Sabemos que o investimento em tecnologia adequada para o seu ramo de negócios significa disparar na frente da concorrência, uma vez que o mundo é digital.

Não há mais espaço no mercado para quem “economiza” nas inovações tecnológica. Portanto, investir em tecnologia é ter certeza de retorno rápido para o negócio.

7 – Invista em processos seletivos assertivos

Por fim, saiba que, se não há um processo seletivo bem estruturado e totalmente focado no que sua empresa necessita, você perderá tempo, dinheiro e força de trabalho.

Ou seja, quando os processos seletivos não são assertivos, as contratações resultam em falta de experiência, personalidade desalinhada com a cultura da empresa e rotatividade alta de colaboradores.

Por isso, se faz necessário um parceiro para oferecer melhores processos seletivos para sua organização. Assim sendo, saiba que a Conquest One é especialista em Staffing de TI.

Ou seja, a Conquest One facilita o processo desafiador das organizações em encontrar os profissionais mais adequados para viabilizar seus projetos de TI.

Ademais, a Conquest One conta com ferramentas para definir o cargo e perfil correto do funcionário contratado, bem como aconselhamento aos parceiros e diversos benefícios. Dentre eles estão:

  • maior qualificação;
  • implementação mais rápida de projetos;
  • possibilidade de focar no core business;
  • a escolha certa em Staffing de TI.

Diante disso, você pode começar hoje mesmo esses 7 pontos chave para desenvolver sua equipe de TI em 2020. Para tal, conte com a Conquest One para realizar o melhor processo seletivo que sua organização já viu. Entre agora em contato e agende uma reunião!

Como melhorar a integração dos funcionários terceirizados na sua empresa

funcionários terceirizados

Você já pensou que a contratação de funcionários terceirizados pode ser uma boa opção para a sua empresa?  Contar com esse tipo de serviço é interessante, pois você terá acesso a profissionais qualificados e com custos reduzidos, já que as obrigações trabalhistas nesse modelo de trabalho são de responsabilidade da empresa contratada. 

Porém, nesse caso, a sua maior responsabilidade será adotar uma estratégia para a integração desses funcionários terceirizados dentro da sua organização, tanto na execução dos trabalhos quanto na relação com os demais colegas.

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo, com os principais pontos para que você aprenda a melhorar a integração de uma equipe terceirizada dentro da sua empresa. Continue a leitura para saber mais!

Funcionário terceirizado e PJ: as diferenças

Contratar um funcionário terceirizado ou uma pessoa jurídica?  Entender a diferença entre esses dois tipos de contratações pode fazer toda a diferença para o seu negócio, inclusive evitando dores de cabeça futuras.

Terceirização e “pejotização” (PJ) são situações completamente diferentes.  Enquanto a primeira é regida pelas leis trabalhistas, a segunda se rege pelo Código Civil.  Veja o conceito de cada uma delas:

  • Terceirização: Ocorre quando uma empresa contrata outra para fornecer profissionais que executam tarefas dentro da contratante.  Nessa modalidade, o pagamento do funcionário terceirizado, e demais direitos trabalhistas como FGTS e férias, é de responsabilidade da prestadora de serviços;
  • PJ:  neste tipo de contratação, o próprio profissional possui uma empresa de prestação de serviços e fornece nota fiscal pelo trabalho realizado.  Como prestador de serviços, não possui qualquer direito trabalhista, ou seja, recebe apenas pelo trabalho executado. O PJ não pode ter qualquer relação de subordinação, como cumprir horário de trabalho, por exemplo, pois isso é considerado irregularidade e passível de processo jurídico.

Equipe terceirizada: a necessidade de ser bem recebida

Quem é que não gosta de chegar em um ambiente e se sentir bem, não é mesmo?  E isso não é diferente na área profissional.   Quando um funcionário terceirizado chega em um novo local de trabalho, tudo o que ele quer é ser bem recebido.

Não é fácil para um novo contratado se adaptar aos colegas, aos chefes, tarefas, rotinas e cultura da empresa. Por tudo isso que a integração é essencial.  O colaborador bem recebido e bem adaptado irá trabalhar mais motivado e, consequentemente, terá desempenho e produtividade melhores.

Também é fundamental que o terceirizado seja tratado da mesma forma que os outros funcionários.

turnover

Como fazer a integração dos funcionários terceirizados

A integração dos funcionários terceirizados exige atenção e cuidados especiais.  Confira agora as cinco dicas essenciais que facilitam a vida de qualquer gestor no momento de integrar os colaboradores diretos e os terceirizados.

Comunique o resto da equipe

Um ponto importante é esclarecer os outros funcionários sobre o que é terceirização e prepará-los para a chegada dos novos colegas.   A clareza e a objetividade entre as equipes, além de favorecer a boa relação entre elas, cria um ambiente de trabalho confortável, livre de fofocas, e favorece a produtividade conjunta. 

Organize um momento de integração e boas-vindas

Crie um hábito para receber o funcionário terceirizado.  Mesmo que ele tenha facilidade de compreender e se adaptar aos valores da organização, é necessário organizar um treinamento completo, que traga não somente as questões técnicas, mas também o histórico da organização, regras e normas de conduta internas. Faça um tour pela empresa. Mostre os setores e o apresente aos novos colegas.

Estimule o bom relacionamento entre os funcionários

Um bom ambiente de trabalho é positivo para qualquer empresa. Isso inclui o bom relacionamento entre os colaboradores, sejam eles celetistas ou terceirizados. 

É claro que boa parte do sucesso de um ambiente de trabalho saudável depende dos próprios funcionários, mas os gestores da área podem estimular a integração entre as equipes, por meio de reuniões e situações que estimulem a harmonia.  Bons relacionamentos só tendem a beneficiar o trabalho e a colaboração entre as equipes.

Valorize os profissionais terceirizados da mesma maneira que os contratados

Todo mundo gosta de ser reconhecido e valorizado pelo trabalho que realiza. Quanto mais a empresa valoriza o seu colaborador, independentemente de ser terceirizado ou não, ele certamente manterá, e até aumentará, o seu desempenho.

Valorizar é também dar feedback. Mas lembre-se: se for negativo, converse com a pessoa em particular, sem expô-la a qualquer constrangimento. Se positivo, elogie em público, ou em cartazes e comunicados internos, como, por exemplo, “Os melhores colaboradores do mês”.

O feedback é de extrema importância em um relacionamento profissional porque ajuda a melhorar os pontos fracos e a reforçar os pontos positivos.

Promova reuniões

Faça reuniões frequentes com toda a equipe, sem distinguir funcionários e terceirizados, para alinhar estratégias e definir metas. Seja objetivo e defina o papel de cada um ao traçar um planejamento estratégico. Deixe claro a importância do engajamento de todos, inclusive se for funcionário terceirizado.

Como motivar a sua equipe terceirizada

Para se ter uma empresa competitiva, também é necessário motivar a equipe terceirizada.  É fato que quando o funcionário terceirizado é tratado de igual para igual, em relação aos demais colegas, ele se torna mais engajado e mais produtivo.

E não se esqueça dessas quatro regras de ouro para manter a equipe terceirizada motivada e feliz: 

  • Valorizar as conquistas;
  •  Certificar-se que ele receba bem;
  •  Ter clareza nos objetivos;
  • Capacitar a equipe por meio de cursos e treinamentos;

Que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu neste artigo?  Com essas simples ações, as equipes estarão sempre motivadas, em um ambiente de trabalho saudável e produtivo. E o sucesso de sua empresa será garantido.  Marque uma reunião e saiba como podemos ajudá-lo mais a respeito desse assunto!

Staffing de TI: os benefícios que essa solução pode trazer ao seu negócio

Staffing de TI

Há alguns anos, as empresas contam com um recurso eficiente para montar o seu time de TI sem a necessidade de selecionar, contratar e treinar os profissionais desse setor. Trata-se do Staffing de TI, uma espécie de terceirização de recursos humanos totalmente focada em profissionais especialistas em tecnologia da informação.

Esse tipo de solução traz inúmeras vantagens para a organização que a adota. No entanto, para obter todos os benefícios desse serviço, é necessário que ela procure e entre em contato com um especialista em Staffing de TI, como é o caso da Conquest One.

Assim, esse especialista será capaz de conhecer as suas necessidades na área de TI, que podem estar relacionadas a algum projeto de desenvolvimento de softwares, por exemplo, e indicar os melhores profissionais que atenderão os anseios da sua organização.

Também é importante citar que durante o tempo em que os profissionais estão alocados no seu ambiente de trabalho, eles mantêm o vínculo com o parceiro, mas é você que faz a gestão deles.

Dessa forma, você fica livre e é capaz de dispensá-los tranquilamente, já que eles podem ser contratados por período ou por projeto específico. Nesse modelo de serviço, não há a necessidade de se preocupar com possíveis encargos trabalhistas.

Esse tipo de solução está sendo cada vez mais difundido e usado em empresas de diversos portes e segmentos. Afinal, além desse benefício que já comentamos, ele traz alguns outros que poderão ser decisivos à sua organização. Conheça mais a seguir!

Os benefícios que o Staffing de TI oferece

Redução de custos

Atualmente, é um fato que muitas empresas estão se esforçando para reduzir os seus custos operacionais. Nesse caso, o Staffing de TI surge como um grande aliado.

Através desse tipo de terceirização, é possível converter custos fixos na área de TI em custos variáveis, permitindo que a organização tenha mais controle do que gasta para economizar quando for preciso.

Em relação ao Staffing de TI, ele é muito assertivo em relação a esse benefício, já que o processo tradicional de contratação e treinamento de um profissional da área ou até mesmo uma equipe inteira pode ser extremamente caro.

Também há os casos em que os funcionários não correspondem às exigências do cargo ou às expectativas da empresa, gerando perda de tempo e custos com encargos trabalhistas, conforme falamos anteriormente.

Maior qualificação

Muitas vezes, o setor de recursos humanos não conta com a expertise necessária para encontrar o profissional de TI certo que atenda aos anseios da empresa. Algo que um parceiro com conhecimento e especialista em Staffing de TI ajuda (e muito).

Também é um consenso que os profissionais de TI devem se qualificar constantemente, seja através de cursos ou de certificações, algo que a Conquest One, especialista no assunto, preza e incentiva nos profissionais que trabalham junto a ela.

Ou seja, contar com uma empresa que oferece a solução de Staffing de TI é sinônimo de contar com os profissionais com perfil ideal e qualificados adequadamente para as necessidades da sua empresa.

Implementação mais rápida de projetos.

Em relação ao desenvolvimento de projetos pontuais, quando ele é realizado internamente, leva-se várias semanas ou até meses para procurar, selecionar e contratar os profissionais certos, bem como treiná-los, caso for necessário.

Por outro lado, quando uma empresa terceiriza o serviço de recrutamento de profissionais de TI através de um especialista, ela consegue em menos tempo obter a mão de obra especializada para iniciar os seus projetos ou atender as suas necessidades de negócio.

Possibilidade de focar no core business

Sabemos que, atualmente, as organizações nem sempre contam com recursos suficientes para manter o foco em várias áreas de negócio, como a TI e o administrativo, por exemplo.

Esse cenário impacta negativamente, pois muitas acabam desviando do propósito do negócio para resolver problemas do setor da Tecnologia da Informação.

Assim, o Staffing de TI pode ajudar a sua empresa a se manter totalmente focada em seu core business, sem despender esforços em decisões complexas em recrutamento de pessoal qualificado e outras decisões importantes do setor de TI.

A escolha certa em em Staffing de TI

Além da preocupação com a experiência do parceiro que fornecerá o serviço de Staffing de TI, a sua empresa deve saber claramente qual o escopo do projeto, sua necessidade e do perfil do profissional que deseja contar.

Um bom parceiro ajuda a sua organização a responder essas perguntas, trazendo o nome certo para você.

Assim como citamos durante esse artigo, a Conquest One é especialista em Staffing de TI no Brasil, possuindo todo o conhecimento e a experiência de ter atendido inúmeras empresas e de ter trabalhado com profissionais dos mais variados perfis.

Com essas qualidades, ela oferece serviços de primeira linha, atendendo os seus clientes da melhor forma.

Caso queira saber mais sobre a solução e implementá-la na sua empresa, entre em contato com um consultor e agende uma reunião.

Como fazer Networking e utilizá-lo para o desenvolvimento profissional em TI

Networking

O ditado “ninguém é uma ilha” é tão real quanto antigo.  Afinal, poucas pessoas vivem unicamente para si, adquirindo conhecimento sozinhas e construindo qualquer projeto exclusivamente do próprio intelecto.

Assim, ter uma rede de contatos relacionado ao ramo de atividade de atuação é fundamental para qualquer profissional. A competitividade é muito grande, principalmente no mercado de TI. E atualmente, toda essa competitividade requer mais que experiência, formação acadêmica e cursos na área.

Diante desse cenário, cultivar essa rede de contatos, também conhecida como Networking, é essencial para quem deseja obter as melhores oportunidades.

Sendo assim, este artigo vai explicar como o profissional de TI pode desenvolver o seu Networking da maneira correta e utilizá-lo para o crescimento em sua área. Confira!

Networking: o que é?

O Networking é uma atividade que tem o intuito de construir, reforçar e manter relações profissionais com outras pessoas para promover seus objetivos. Ou seja, o Networking é uma rede focada em objetivos profissionais, bem como em fortalecer amizades e aproveitar oportunidades de trabalho.

É importante salientar que uma parte muito importante do Networking profissional é que ele trata de construir relacionamentos de confiança, e não apenas no ato trocar cartões de visita, por exemplo. Ou seja, para que haja uma rede de sucesso, é necessário construir um relacionamento real.

Como o networking pode ser importante para o profissional de TI

Quando o profissional de TI se mantém conectado, ele encontra mais oportunidades de crescer profissionalmente, bem como aprimorar seus conhecimentos no setor no qual deseja desenvolver a sua carreira.

O Networking é uma relação na qual você também ajuda outras pessoas, seja trocando informações, conhecimentos e experiências, por exemplo. Além disso, fazendo Networking, o profissional de TI obtém informações atualizadas a respeito das últimas tendências que são relevantes para a sua carreira.

Outro aspecto importante é que a pessoa que mantém seu Networking e cria um bom relacionamento, consegue ter mais satisfação no próprio trabalho, melhorando os resultados da empresa. Consequentemente, é uma ótima ferramenta para se atingir os objetivos almejados na área de TI.

turnover

Suporte de pessoas do mesmo nicho de atuação

Muitas pessoas já passaram por alguns obstáculos no desenvolvimento de sua carreira, que podem ser resultados de vários fatores.

No entanto, o Networking lhe dará a chance de ter contatos com pessoas de alto perfil em sua carreira. Ou seja, elas poderão ser o suporte que você precisa, sempre que houver algum imprevisto.

A troca de experiências pode ajudá-lo a gerenciar seus desafios de maneira eficaz, dando-lhe conselhos ou direcionando ao suporte correto.

Melhora o status profissional

O desenvolvimento do status da carreira de um profissional de TI é um processo em longo prazo. Requer paciência, disciplina, foco e determinação.  Apesar desse tempo para se concretizar, um dos fatores que pode acelerá-lo é o Networking.

Diversos profissionais de sucesso, com altos cargos, se valeram desse tipo de relacionamento como um dos fatores para galgar altos cargos.

Os contatos que você mantém são significativamente atribuídos ao seu crescimento. Eles influenciam amplamente o crescimento do seu status e pavimentam o caminho para melhores oportunidades em sua carreira. Suas conexões são poderosas!

Como criar Networking de maneira efetiva

Vejamos então como colocar em prática alguns pontos do networking de maneira efetiva.

Participe de eventos e cultive os contatos certos

Para a sua carreira é muito importante participar de eventos de sua área de atuação. Lá, descubra quem são os principais contatos que serão excelentes para sua carreira. Quando surgir a oportunidade, aproxime-se.

Seja simpático e atencioso, mas foque na rede que você deseja criar. Seja um colega de trabalho, cliente, mentor ou alguém que o ajudou a fazer conexões valiosas, esses são os contatos cuja presença em sua vida é claramente valiosa para sua carreira.

De forma simples, se você tivesse que fazer uma lista dos 20 contatos profissionais mais importantes da sua vida agora, são essas pessoas que devem ser o alvo no seu Networking efetivo.

Depois de identificá-los, mantenha contato regular. Esses não são profissionais para as quais você deve apenas enviar um e-mail programado vez ou outra. Você deve saber quais são os interesses deles e acompanhá-los de perto.

Procure ajudar

É fácil supor que um contato bem-sucedido já tenha tudo o que ele deseja e não queira nada de você. Caso você pense assim, supere isso. Sempre vale a pena descobrir os desejos e preocupações de um contato.

As chances de encontrar algo que valha a pena oferecer são altas. Não subestime o que você pode oferecer. Não importa se o contato tem status dinheiro e poder, nenhum ser humano é abastado, que não necessite de nada.

Acredite, você sempre pode ajudar em algo.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são uma fonte de contatos incrível quando se trata de Networking. É claro que, nada substitui o forte aperto de mão e o olhar nos olhos na hora de uma boa conversa. No entanto, antes disso acontecer, as redes sociais “preparam o terreno”.

Interaja por lá antes dos eventos e se conecte com seus pares. Mantenha um perfil intrigante e atraente para que também seja notado antes de ir a qualquer evento.

Encontre profissionais com interesses em comum

Neste momento, não estamos falando da carreira propriamente, e sim de interesses de vida em comum. É ótimo fazer Networking dentro da sua área, mas, é melhor ainda quando, além da carreira, seus contatos compartilham dos mesmos interesses do dia a dia.

Em relação ao Networking, a Conquest One incentiva a troca de experiência entre os seus colaboradores. Por exemplo, o profissional alocado na empresa é capaz de participar de vários projetos ao longo do tempo, com a possibilidade de fazer contatos com outras pessoas de diferentes nichos.

Essa prática acrescenta mais experiência em diversas áreas de atuação, algo que é muito valorizado, já que atualmente os profissionais precisam ser generalistas e não mais especialistas em apenas 1 área. Deseja conhecer mais sobre esse assunto? Entre em contato conosco

SLA: o que é e qual a importância no processo seletivo de profissionais de TI

SLA

Não é novidade que o sucesso dos negócios está diretamente relacionado ao bom desempenho das pessoas que formam as equipes da empresa. 

Neste cenário, o departamento de recursos humanos tem se tornado estratégico ao adotar técnicas e métodos que incluem o Service Level Agreement (SLA) na gestão dos processos seletivos com o intuito de atrair e reter talentos de alta performance.

Atualmente, muitas empresas de tecnologia de informação estão com dificuldades de encontrar profissionais comprometidos e qualificados. Por isso, tem se tornado frequente a terceirização do departamento de RH especializado no setor de TI.

 Uma solução nesse sentido é o serviço de Staffing para a seleção, contratação e fornecimento de profissionais  de TI,  seja para trabalho contínuo ou para projetos temporários e pontuais, por exemplo.

Daí vem a necessidade de contar com um parceiro especializado, que possua uma equipe de RH qualificada em Staffing de TI e que utilize um SLA no processo de recrutamento e seleção desses profissionais.  Continue lendo e descubra como um SLA bem definido pode auxiliar o seu negócio.

SLA: o que é?

O termo SLA significa Service Level Agreement, em português: Acordo de Nível de Serviço (ANS). É um contrato de prestação de serviços entre duas partes: a empresa fornecedora do serviço e a que irá se beneficiar do mesmo. 

Ao contrário de outros tipos de contratos, o SLA possui regulamentação pela NBR ISO-IEC 20000-1 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O documento especifica, de forma objetiva, as atividades que estão incluídas na prestação de serviços, tais como prazos contratuais, valores e qualidade do trabalho, trazendo segurança para o contratante que aquilo que adquiriu será cumprido.

Em suma, ao elaborar um SLA bem definido, tanto o contratante quanto o contratado devem estar atentos aos seguintes pontos:

  • Identificar, compreender e definir as necessidades, objetivos e resultados a serem obtidos;
  • Descrever clara e objetivamente o serviço a ser prestado, incluindo a qualidade e o tempo de execução dele;
  • Reduzir as áreas de conflito;
  • Definir as ferramentas a serem aplicadas;
  • Identificar os responsáveis por cada uma das atividades, inclusive detalhando o envolvimento que cada profissional terá dentro do projeto.
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Os benefícios ao se definir o SLA

A aplicação do SLA, além de reduzir custos, permite estabelecer normas e aprimorar a gestão dos serviços e acompanhar o desempenho do trabalho contratado, características muito atraentes quando se terceiriza serviços como o Staffing de TI.

Mas como garantir que os profissionais terceirizados tenham o mesmo comprometimento, a mesma postura e desempenho idênticos aos funcionários internos?

A resposta está na elaboração de um SLA bem definido, que deve abranger cláusulas contratuais que contenham informações como:

  • Medidas adotadas para a segurança dos trabalhadores;
  • Definição das responsabilidades e deveres do contratante;
  • Descrever, de maneira clara e objetiva, as expectativas em relação a entrega do trabalho;
  • Estabelecer regras para a avaliação de desempenho;
  • Fornecimento de relatórios de controle e gerenciamento de problemas;
  • Estabelecer métodos para a gestão de conflitos;
  • Procedimentos a serem adotados para a preservação de informações confidenciais e dos direitos relativos à propriedade intelectual;
  • Gestão de conformidade legal;
  • Rescisão contratual entre as partes.

Portanto, um SLA bem estruturado traz diversos benefícios para a empresa que precisa contratar um serviço como o Staffing de TI. Veja alguns deles:

Demonstra transparência

A descrição minuciosa das metas e a concordância de ambas as partes no SLA, expressada pela assinatura do contrato, traz segurança e transparência na contratação do serviço. Além disso, o documento permite a clara compreensão do que deve ser feito e como o desempenho e a qualidade serão avaliados. 

Promove garantia para o seu negócio

O estabelecimento do SLA também é uma proteção jurídica, pois evita o descumprimento do que foi acordado e garante a multa ou rescisão imediata a quem descumpriu os termos respaldados em contrato, como qualidade do serviço e prazos de entrega.

Do lado do prestador, é a garantia de que o contratante não exija resultados e atividades que não estejam previstos no contrato e tenha respaldo contra reclamações indevidas. 

Atribui confiança

Ao detalhar um contrato, a instituição contratante e a prestadora de serviços explicitam objetivamente a disposição em assumir um acordo que considere os direitos e responsabilidades de ambas as partes.

Essa postura confere profissionalismo e confiança, garantindo não apenas a satisfação do cliente, mas também a sua retenção, principalmente se o prestador superar as expectativas e for além do que foi acordado no SLA.

Garante satisfação de quem contrata a solução

O SLA garante a qualquer organização a segurança de que as suas necessidades sejam solucionadas.  Independente do porte da empresa, o contrato garante que o suporte e a disponibilidade de profissionais sejam atendidos, garantindo o cumprimento das exigências estabelecidas no acordo.

A solução de Staffing de TI da Conquest One conta com um time de pessoas especializadas, engajadas e comprometidas com o resultado dos projetos em que atuam. 

A Conquest One busca entender a sua necessidade no fornecimento de profissionais e equipes de TI de alta performance e, para isso, contamos com o SLA ideal para a sua empresa.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende uma reunião.

Trabalho Flexível: como ele traz equilíbrio pessoal e profissional ao especialista em TI

Trabalho flexível

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Quem é que não sonha com este estilo de vida e busca por um trabalho flexível que proporcione isto?

A geração dos Millennials é a que mais valoriza as empresas que oferecem a flexibilidade no trabalho, uma modalidade de prestação de serviços que permite que os profissionais definam o horário e o local para cumprir as suas jornadas de trabalho diárias. 

Em relatório divulgado no início de 2019, a empresa International Workplace Group (IWG) entrevistou 15 mil profissionais de 80 países, incluindo o Brasil, sobre trabalho flexível:  83% dos entrevistados consideram a flexibilidade na hora de escolher uma proposta de trabalho.  Outro dado interessante é relativo às empresas: 75% adotam esse modelo de gestão para atrair os jovens profissionais.

Para os profissionais de TI pode ser muito interessante prestar serviços e adotar o trabalho flexível como modo de gestão profissional.  Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.

Trabalho Flexível: o que é?

O conceito de trabalho flexível pode ser muito amplo. Segundo a pesquisa IWG citada anteriormente, para 53% dos entrevistados o termo significa ter a capacidade de escolher o local onde trabalhar (pelo menos em alguns dias), para 27% é poder organizar a sua carga horária e, para 21% significa ser capaz de controlar a própria jornada.

A flexibilidade no trabalho pode ser exercida dentro ou fora da empresa.  A relação de trabalho pode ser CLT ou PJ, sendo o último muito adotado hoje em dia.

No caso de o colaborador cumprir a sua jornada na empresa, ela pode ser feita de três maneiras:

  • Fixo variável: a empresa oferece diversos turnos de trabalho e o colaborador escolhe um deles;
  • Variável: nessa opção, o colaborador decide o seu horário de entrada e saída, e deve cumpri-lo diariamente;
  • Livre:  o colaborador escolhe livremente o horário que irá trabalhar, mas precisa cumprir a carga horária determinada pela organização.

Existe, ainda, a modalidade home office, que, como o próprio nome diz, é “o escritório em casa”. O profissional, seja ele funcionário contratado ou freelancer, realiza as suas funções da própria casa.  No entanto, em alguns casos, pode ser que a jornada exija algumas horas no escritório da empresa.

Os benefícios do trabalho flexível para os profissionais de TI

Os profissionais que aderem ao trabalho flexível são beneficiados com muitas vantagens. Você sabe quais sãos?  Confira agora cinco delas. 

1.      Menor tempo de deslocamento, redução de custos com combustível e manutenção do carro

Em algumas cidades, trajetos de mais de uma hora são comuns, seja por transporte público ou carro. Trabalhar em casa, por exemplo, permite que o colaborador inicie as suas tarefas pontualmente. Além da economia de tempo, há a redução dos gastos gerais com o carro.

2.      Possibilidade de deslocar-se em horários fora do horário de pico

Sair de casa, ou voltar do trabalho, fora dos horários de pico chega a reduzir o tempo de deslocamento em até 50%.  Isso significa mais tempo para resolver assuntos pessoais e menos possibilidade de chegar atrasado na empresa.

3.      Mais flexibilidade para atender as necessidades pessoais e familiares

Se você tem um horário flexível, pode passar mais tempo com a família, levar os filhos para a escola, praticar esporte, passear e estudar. Enfim, viver melhor e relaxar muito mais.

4.      Maior controle pessoal sobre o cronograma e o ambiente de trabalho

A autonomia em definir quando e onde trabalhar é um dos principais benefícios do trabalho flexível. Isso é bom para o colaborador, que pode equilibrar o profissional com o pessoal e bom para empresa, que pode contar com um parceiro mais engajado.

5.      Menos estresse

Rotina e obrigação de cumprir horários estão entre as maiores fontes de estresse. Por outro lado, a flexibilidade permite que você trabalhe quando se sente mais produtivo e que dê pequenas pausas entre uma tarefa e outra, melhorando o desempenho no trabalho.

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Como ser produtivo no Home Office

Se você ainda não tem um trabalho home office, provavelmente conhece alguém que tenha. Mesmo com a popularização desse formato, principalmente na área de TI, você precisa estar pronto para realizar o trabalho remoto.

É normal se sentir meio perdido no começo, mas para que o home office na área de TI não se torne um pesadelo listamos quatro dicas simples, mas poderosas, que vão te ajudar a tirar o máximo proveito da vida de trabalho flexível.  Veja:

Estabeleça uma rotina

No começo, trabalhar em casa é libertador e pode parecer que a melhor coisa é não ter uma rotina. Mas não se engane.  É preciso definir um horário de trabalho.

Assim, escolha aqueles que você é mais produtivo e se sinta mais confortável. Pode ser corrido ou em blocos, não importa.  O que vale é cumprir as suas tarefas diárias e estar disponível.

Use e abuse da tecnologia

Existem vários aplicativos que podem te auxiliar no gerenciamento de suas tarefas.  O Timely, por exemplo, permite o planejamento de uma semana de trabalho, além de definir os prazos e tempo gastos com cada tarefa.  Outra plataforma similar é o Toggl.  Por meio de um gráfico, o aplicativo mostra as horas gastas com cada tarefa, inclusive destacando aquelas que tomam mais tempo do profissional.

Tem ainda o Trello, que é um gerenciador de projetos gratuito. Com ele, você pode organizar suas tarefas e gerenciar atividades de grupos maiores, quando estiver trabalhando em equipe.

Defina seu espaço de trabalho

É importante separar um local específico para o trabalho, que seja bem arejado, iluminado e longe de distrações. Não se esqueça de uma cadeira ergonômica e confortável, além de um bom computador e todos os materiais necessários para desempenhar sua função. Conforto e organização são essenciais para a produtividade.

Comunique-se

A comunicação com a equipe de trabalho é tudo. No caso do home office, ela se dá por três vias: e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas (como o WhatsApp ou Slack) e por videoconferências (Skype ou Zoom).  Planeje e agende as suas reuniões antecipadamente, com dia e horário bem definido. Ficou interessado no assunto? Saiba que a Conquest One pode ajudá-lo. Entre em contato agora.


 

Os benefícios de ser um profissional de TI inserido em um ecossistema de inovação

ecossistema de inovação

Mesmo em meio    à turbulência da crise econômica brasileira, o setor de Tecnologia da Informação é um dos segmentos que não para de evoluir. Segundo a IDC Brasil, o mercado de TI deve fechar o ano de 2019 com um crescimento de 10,5%, maior que o ano passado. O impacto também é positivo na busca por novidades e iniciativas que promovam o ecossistema de inovação, por exemplo.

Se você, profissional de TI, não quer ficar para trás, que tal aprender um pouco mais sobre o ecossistema de inovação e entrar de cabeça nesse mundo? Confira a seguir nesse artigo.

Ecossistema de inovação: o que é?

Antes de falarmos sobre os benefícios que um profissional de Tecnologia de Informação pode obter somente por estar inserido dentro de um ecossistema de inovação, é importante saber exatamente o que isso significa.

E não tem mistério! O ecossistema de inovação é um polo tecnológico criado especialmente para o desenvolvimento e criação de produtos e serviços, focados na tecnologia e diretamente ligados com a colaboração e o empreendedorismo.

Mas para que tudo isso aconteça, esses espaços colaborativos precisam ter toda a infraestrutura necessária para a pesquisa, descoberta e desenvolvimento de uma inovação.  

Vale destacar que propostas como as do ecossistema de inovação só são possíveis quando sustentadas por quatro pilares: governo, indústria, academia e os próprios profissionais.

O mais famoso desses ambientes é o Vale do Silício, na Califórnia. Reconhecido no mundo todo como um polo de alta tecnologia, o Silicon Valley é um enorme ecossistema de inovação, que já formou gigantes da tecnologia, e estimula soluções disruptivas totalmente construídas de forma colaborativa.

O conceito desse tipo de espaço já ganhou o mundo e, no Brasil, já temos  importantes centros de inovação tecnológica, como  o ITA,  em São José dos Campos (SP), a Fundação Unicamp,  em Campinas,  também em São Paulo, o  San Pedro Valley, em Belo Horizonte (MG) e a Capital  da Inovação, em Florianópolis (SC),  dentre outros.

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Os benefícios do ecossistema de inovação para os profissionais de TI

Fazer parte de um ecossistema de inovação é a oportunidade que os profissionais de Tecnologia da Informação têm de interagir com as empresas, descobrir e encontrar soluções para acabar com as dores do mercado, criando serviços, produtos e projetos.

Certo. Mas quais são as reais vantagens do ecossistema de inovação para nós, profissionais de TI? Veja, abaixo, três bons motivos:

 Troca de experiências entre os profissionais

Não importa há quanto tempo você é um profissional de TI.   O mercado de tecnologia está sempre se inovando e se renovando.  As empresas sempre estão ávidas por novidades e profissionais antenados.

No ecossistema de inovação, os profissionais podem aprender uns com os outros. Errar, acertar e encontrar soluções para os problemas.  Toda essa dinâmica é uma maneira de superar os desafios e sair na frente da concorrência.

Participação em redes de indicações

As relações de trabalho mudaram e, mais do que nunca, o famoso QI (quem indica) está em alta.

A grande maioria das empresas não realizam parcerias sem terem indicação do trabalho de outras organizações.   Se você conhece de perto a metodologia, a seriedade e a autenticidade do trabalho de uma empresa ou colega, fará a indicação de olhos fechados.  E o inverso também: você será indicado sem medo.  O ecossistema de inovação é um ambiente de ganha-ganha.

Aprimoramento das habilidades profissionais

Os ecossistemas são verdadeiros polos para atrair talentos e incentivar o aprimoramento das habilidades profissionais dentro de empresas que já estão consolidadas no mercado.  

O contato permite não apenas melhorar os seus conhecimentos, mas também criar uma boa rede de networking.  Estar dentro de um desses polos de tecnologia é mais do que um privilégio. É a oportunidade de amadurecimento e reconhecimento profissional.

Como a Conquest One estimula esse ambiente

Em 2018, a Conquest One lançou no mercado a sua própria aceleradora de startups: a CQ1Lab, que surgiu em virtude das dificuldades enfrentadas pelas organizações tradicionais em se adaptar ao mercado, principalmente quando se deparam com a velocidade da criação de startups.

A ideia da CQ1Lab é proporcionar um ecossistema de inovação para desenvolver novos negócios focados em tecnologias voltados ao mercado de gestão de capital humano, conhecidas como HRTechs.

Na CQ1Lab, além de um espaço totalmente dedicado a inovação, a startup terá a mentoria de especialistas em desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de negócios, gestão de pessoas e tecnologia, entre outras especialidades.

As startups interessadas, e que tenham soluções essencialmente focadas na área de gestão de capital humano, passam por uma avaliação criteriosa, que inclui nível de maturidade do negócio, estágio de desenvolvimento do produto / serviço e utilidade mercadológica, entre outros. 

Depois de selecionadas, as startups serão aceleradas em fases de três meses, dentro da estrutura tecnológica da CQ1Lab, na sede da própria Conquest One, em São Paulo. 

Não são apenas as startups que se beneficiam do programa de aceleração.    O time de mentores da CQ1Lab também aproveita o ecossistema de inovação criado pelas aceleradas para impulsionar a inovação em organizações já estruturadas.

Deseja conhecer mais a respeito do projeto e saber como você pode fazer parte desse ecossistema de inovação? Entre em contato conosco.

Capacitação de Profissionais em TI: quais são os benefícios

Capacitação de Profissionais em TI

A área da Tecnologia da Informação cresceu exponencialmente no século XXI. Nem mesmo na Revolução Industrial houve tanto avanço, e é por isso que a atual geração está em evidência em relação às demais, já passadas.

Neste cenário, as profissões que vêm crescendo e sobrecarregando o mercado de trabalho são as que envolvem a tecnologia. Com o aumento de habilitados na área, há a necessidade por parte das empresas de contratar os profissionais que são mais especializados e atualizados no ramo.

Essa necessidade das empresas gera maior disputa de emprego, sobressaindo no mercado de trabalho aqueles profissionais que justamente estão mais preparados.

Por isso é de suma importância que os profissionais de TI se mantenham sempre capacitados, ou seja, destacando-se nessa área. Nesse artigo, você conhecerá as principais dicas sobre o assunto. Confira.

Os benefícios da capacitação de profissionais em TI

Em primeira análise, a capacitação de profissionais em TI é vista como uma forma de se destacar entre os demais colaboradores da área. No entanto, não é apenas esse benefício que eles conquistam, mas também outras vantagens que os tornam mais evidentes no mercado. Algumas delas são:

Aumento de produtividade

O profissional de Tecnologia da Informação que investe na sua capacitação automaticamente aposta em seu nível de produtividade. Isso ocorre porque quanto mais especializado ele for, maior a competência para desenvolver mais projetos de maneira mais fluida.

Desse modo, além de ser um recurso para auxiliar o habilitado a aumentar a sua produtividade, a capacitação permite que ele se destaque no quadro de funcionários da empresa que presta serviços.

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Maior nível de empregabilidade

Em vista da quantidade de funcionários habilitados na área da tecnologia, ter um acréscimo no conhecimento é a melhor maneira do profissional se sobressair.

Numa entrevista de emprego, por exemplo, o recrutador escolherá, sem sombra de dúvidas, o funcionário com maior capacitação e que demonstre interesse em sempre se atualizar, independente do nível que se encontre, de júnior à sênior.

Possibilidade de integrar projetos maiores

A capacitação de profissionais em TI é uma forma de abrir portas: aqueles que decidem investir em seus estudos e se atualizarem na área, consequentemente têm mais chances de atingirem as suas ambições profissionais e até mesmo subir na carreira dentro da empresa.

Quanto mais especialização no trabalho, maiores serão os projetos ofertados. Ou seja, a dedicação ao conhecimento é uma maneira de ascender profissionalmente e mostrar competência para todos.

Mais chances de receber melhores salários

Quanto mais os profissionais de TI se capacitarem na sua área de atuação, aumenta também a tendência de receberem melhores salários. Isso se deve à valorização do trabalho e formação dos profissionais, tendo em vista o respeito e reconhecimento pela dedicação que eles tiverem ao se especializarem tema.

Ou seja, estudar mais e aprofundar-se em temáticas de sua área de trabalho são formas de investir na carreira e garantir notoriedade entre os demais profissionais que estão nesse ramo tecnológico.

Resolução de problemas em menos tempo

Um quesito importantíssimo para quem trabalha na área de Tecnologia da Informação é a relação entre tempo versus problema. O tipo de serviço demanda do profissional que o planejamento e a solução estejam dentro dos prazos estipulados.

Se o funcionário responsável por essa área tiver mais conhecimento acerca dos possíveis infortúnios que acontecem nesse ramo, automaticamente seu período para resolução dos problemas diminui – e, em seguida, dá-se espaço para a realização de novos afazeres.

Atualização em novas tecnologias

Por último, mas não menos importante a respeito da capacitação dos profissionais de TI, é a atualização em novas tecnologias. Quem se dedica a essa área necessita, sem sombra de dúvidas, manter-se atualizado quanto às novidades do ramo.

Quanto mais atual esteja o conhecimento do profissional, mais adequado estará o entendimento de uso em relação às novas formas de ferramentas, trazendo ainda mais benefícios para si e para a empresa que presta serviços, por exemplo. Ou seja, esse é um investimento para a vida, que nunca pode ser deixado de lado.

Capacitação para os profissionais de TI: como fazer?

Portanto, chega-se à conclusão de que a capacitação dos profissionais em TI é de suma importância para esse ramo de trabalho. Esta prática possui vários benefícios, que vão do aumento de produtividade até à resolução de problemas em menos tempo, como dissemos anteriormente.

A melhor forma de iniciar a especialização é investindo em cursos qualificadores, sejam de extensão educacional ou em pós-graduações no nicho de serviço. Para isso existem universidades presenciais e até à distância, tudo adaptado para que o profissional obtenha mais aprendizado.

A Conquest One é especialista em Staffing de TI e oferece aos seus profissionais algumas maneiras de se especializarem constantemente.
Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre a capacitação dos profissionais de TI e outros assuntos relacionados ao mundo da tecnologia? Continue em nosso site, agende uma reunião e saiba tudo sobre a temática! Até mais.