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As 10 principais certificações de TI que chamam a atenção dos recrutadores

Trabalhar com tecnologia tem muitas vantagens. As melhores empresas do setor são adeptas à rotina remota, além disso permitem que os colaboradores participem de projetos e treinamentos para alavancar sua carreira. Definitivamente, nelas estão grandes oportunidades profissionais.

Entretanto, para chegar a uma grande empresa é necessário dedicação e muita disciplina. E nesse contexto estão as certificações de TI. Estar atento e, mais do que isso, atualizado a disciplinas e qualificações do mercado, é o que pode ser o grande diferencial na seleção.

Por isso, listamos abaixo as 10 principais certificações de TI que você precisa ter para chamar a atenção dos recrutadores e alcançar seus objetivos.

Confira!

1. ITIL – Information Technology Infrastructure Library

A ITIL é uma vasta biblioteca que traz consigo informações sobre como as maiores empresas de TI do mundo se organizam. Com essa certificação, o profissional se mostra atualizado sobre o gerenciamento de serviços de TI em empresas de qualquer porte.

A certificação ITIL conta com 3 níveis:

ITIL Foundation

Para se credenciar às melhores práticas de Gerenciamento de Serviços de TI e dominar a terminologia ITIL.

ITIL Practitioner

Aborda especializações em Service Desk e Gerenciamento de Serviços e de Incidentes. Para alcançá-la é preciso ter a certificação ITIL Foundation.

ITIL Master

Intensivo de 2 semanas para desenvolver habilidades de gerenciamentos de serviços e processos. Também é pré-requisito a certificação em ITIL Foundation.

Como conseguir as certificações ITL

Disponíveis em português, os exames podem ser realizados presencialmente nos Centros de Certificação Prometric ou via site EXIN.

2. CCNA – Cisco Certified Network Associate

É uma certificação que habilita o profissional a configurar, instalar e operar redes de tamanho médio que utilizam roteadores e switches. A certificação é realizada com base no Cisco IOS e sua CLI.

O certificado CCNA serve para manuseio de redes com dispositivos fabricados pela Cisco e outras empresas, como HP, Huawei, D-Link, 2Com, Juniper, entre outras. 

Como conseguir a certificação CCNA

Atualmente existem dois caminhos:

1-      Por meio do exame CCNAX (Interconnecting Cisco Networking Devices: Accelerated)

2-      Realizando dois exames de entrada: o ICND-1 e o ICND-2

Ambos são disponibilizados pela Cisco.

3. OCP – Oracle Certified Professional

É uma certificação altamente valorizada no mercado. Quem a possui é considerado especialista. Além de empresas privadas, garante atuação em segmentos específicos, como licitações de órgãos públicos. É, sem dúvidas, uma certificação que pode mudar toda a carreira.

Como conseguir a certificação OCP

Para chegar à certificação OCP, é necessário antes alcançar a certificação OCA SQL, disponível no site Oracle.

4. SFPC – Scrum Foundation Professional Certificate

Habilita o profissional para se aprofundar no framework Scrum, sendo introdutório para a certificação avançada Scrum Professional Advanced Certificate (SAPC).

O Scrum é uma metodologia ágil para gestão de projetos de tecnologia dividida em sprints. Esses sprints indicam atividades e evolução do processo conforme o ciclo atual. É uma certificação relevante para atuar em gestão de projetos.

Como conseguir a certificação SFPC

O exame é feito online. São 40 questões de formato múltipla escolha e duração de 60 minutos. Para ser aprovado, é necessário acertar 24 questões, ou seja, 60%.

5. CSPO – Certified Scrum Product Owner

A demanda por Product Owners está altíssima. E a certificação CSPO é um dos principais recursos para evidenciar profissionais que estão em busca de se qualificar como gestor de produtos ágeis.

Como conseguir a certificação CSPO

Para essa certificação não é necessário realizar exames. Basta realizar o curso específico disponibilizados pela Scrum Alliance.

6. ISO 27001

A sigla ISO é conhecida mundialmente por ser utilizada para certificar que determinado processo segue as conformidades globais.

Essa norma define quais requisitos serão utilizados para um sistema de segurança da informação conforme regulamentações e direcionamentos de autoridades no setor.

Ter a certificação 27001 é um passo indispensável para quem deseja atuar com segurança da informação – um setor valiosíssimo para o universo de TI.

7. ISO 27002

A ISO 27002 complementa o ISO 27001 e aborda as práticas para aplicação de controles em um sistema de informação.

Para tê-la, não é necessário passar antes pela ISO 27001. Contudo, um profissional que conta com ambas certificações ISO é, certamente, mais completo.

Como conseguir as certificações ISO 27001 e 27002

As certificações são oferecidas por diversas escolas licenciadas. Para saber mais, acesse o site da ISO.

8. Microsoft Azure DevOps Solutions

Certificação importante para quem atua como DevOps. Ter o domínio do Microsoft Azure DevOps Solutions garante que determinado profissional sabe como otimizar práticas, melhorar processos de comunicação e colaboração para criar soluções de automação para o projeto.

No escopo desse profissional está a implementação de estratégias para código de aplicação e infraestrutura. É a partir dessa combinação que há evolução nos processos de integração, entrega, testes e monitoramento.

Para alcançar a certificação DevOps Solutions, é necessário ter o domínio das práticas Agile e familiaridade com administração e desenvolvimento do Azure.

Como conseguir a certificação Microsoft Azure DevOps Solutions

O exame está disponível na página Microsoft Learning, onde também estão dicas para se preparar.

9. Designing and Implementing a Data Science Solution on Azure

Para quem atua com ciências de dados, essa é a certificação que pode dar um bom impulsionamento na carreira. Com ela, é possível aplicar seus conhecimentos para implementar ambientes e executar soluções com dados para treinar modelos preditivos.

Como conseguir a certificação Designing and Implementing a Data Science Solution on Azure

Acesse a página Microsoft Learn para ter acesso ao exame. Na mesma página é possível encontrar dicas de estudos para se preparar.

10. AWS Certified DevOps Engineer

É uma das certificações mais cobiçadas no universo de Cloud Computing. Alcançada por profissionais de nível avançado, a certificação é direcionada para profissionais considerados chaves no segmento de TI: os DevOps, que alinham projetos de desenvolvimento e operações.

Por ser considerada difícil, é uma certificação que faz brilhar o currículo e destaca ainda mais o profissional em meio à grande demanda por engenheiros DevOps no país.

Como conseguir a certificação AWS Certified DevOps Engineer?

O exame está disponibilizado pela AWS Amazon e conta com 80 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas em até 180 minutos.

Qual é a certificação mais importante de TI?

A importância da certificação está diretamente relacionada às experiências e expectativas do profissional. Não é novidade que em TI é possível alcançar bons caminhos profissionais sem a necessidade de um curso superior e os caminhos para se qualificar são muitos.

Não tenha dúvidas de que as melhores certificações possibilitam alto nível de independência para atuar de maneira autônoma ou se manter no radar das melhores empresas do mercado.

Continue navegando em nosso blog e fique por dentro de muito mais dicas para a sua carreira!

Conquest One lança App para atender demanda por profissionais de TI provocada pelo Covid-19

Conquest One lança app para atender demanda por profissionais de TI provocada pelo Covid-19

Com investimentos constantes em Transformação Digital, a Conquest One lança app que apoia o recrutamento, o outsourcing e o acompanhamento dos profissionais de TI.

O novo aplicativo, denominado CQ1 Digital, permite realizar a contratação e a disponibilização de profissionais de forma remota. Além disso facilita a gestão e viabiliza o feedback dos clientes em relação às contratações. Junto a esse novo aplicativo, já é disponibilizado um canal para os talentos compartilharem o dia a dia dos projetos executados.

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Gestão de Crises: como as empresas podem se preparar para situações inesperadas

Gestão de Crises

Quem empreende sabe que a qualquer momento situações adversas e inesperadas podem surgir, exigindo tomadas de decisão de grande impacto para o negócio. Exemplo disso é a pandemia causada pelo coronavírus. Nestes momentos, saber fazer uma gestão da crises é essencial para manter o negócio funcionando. Aliás, o Covid-19 fez com que o mundo inteiro adotasse medidas sugeridas pela Organização Mundial de saúde para evitar a propagação do vírus. Entre as medidas está o isolamento social, que faz com que a maioria das pessoas só saia de suas casas quando houver extrema necessidade.

Por causa desse mal, muitos empreendimentos foram obrigados a fechar as portas temporariamente, eventos mundiais foram cancelados, empresas dispensaram funcionários para fazer home-office e outras foram obrigadas a antecipar férias. Sem contar as que precisaram demitir alguns de seus colaboradores.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de ações para gestão de crises, que podem ser executadas para superar esse problema mundial causada pelo Coronavírus, bem como outros problemas do tipo. Confira o artigo a seguir.

Como a sua empresa pode realizar uma gestão de crises de maneira efetiva

 A pandemia do Coronavírus está provocando uma crise econômica global com enormes prejuízos à saúde das empresas que tiveram queda nas vendas e operações comerciais. Nestas horas, a gestão de crises é muito importante para que o negócio se restabeleça após esse momento tão apreensivo em que o planeta vive. Fique atento às dicas para aplicar na sua empresa e superar esse momento.

Procure ter agilidade na medida certa

Um plano de gestão de crises eficiente é focado em agir rápido diante do primeiro sinal do problema. Entretanto, antes, é necessário realizar uma profunda avaliação do cenário e ter uma definição de estratégias traçadas pelo comitê de crise. Ou seja, neste momento também é preciso ter calma para não trazer danos severos à marca. A agilidade deve vir na medida certa.

Se possível, não paralise a empresa durante a crise

Manter a empresa funcionando normalmente é uma das ações que deve fazer parte da gestão de crises. Aliás, é importante que o problema não tenha impacto no ambiente corporativo para que os colaboradores não se sintam inseguros e percam o foco da operação. Ao mesmo tempo, os gestores devem trabalhar para que a situação seja resolvida junto com a equipe.

Importante: tire lições após ultrapassar a crise

A forma como a equipe passa pelo processo de gestão de crises é um dos aspectos essenciais e deve ser levada em consideração. Após o problema ser solucionado, é importante que o time se reúna para entender os detalhes deste período e avaliar se algo poderia ser feito para que ela fosse evitada.

Esse passo é importante para, caso o problema volte a acontecer, as equipes possam utilizar os aprendizados para gerenciar a nova crise de forma muito mais rápida. Aprender com os erros faz parte do processo de amadurecimento e evolução da equipe e do empreendimento.

Meça os dados obtidos após o gerenciamento da crise empresarial

Fazer um levantamento de todos os danos causados pela crise à empresa é o primeiro passo a ser seguido pelos gestores. A coleta de informações pode ser feita de forma simples por meio de pesquisas digitais. A mais utilizada pelas empresas é a Net Promoter Score – NPS, que tem como objetivo medir a satisfação do cliente com seus produtos e serviços.

Com ela também é possível ter conhecimento do índice de clientes que falam mal da sua marca. Por outro lado, você também consegue identificar quais são os clientes que promovem seus produtos e serviços. Ou seja, a ferramenta é muito útil e deve fazer parte da gestão de crises, para coletar esses dados de danos causados. 

Tecnologia também auxilia as empresas a superar situações como a do Coronavírus

Uma das primeiras ações da gestão de crises a ser tomada pela maioria das empresas foi colocar todos os colaboradores para trabalhar em home-office. A medida permite que as pessoas evitem o contato social, uma das principais formas de transmissão do Coronavírus.

Empresas que já tinham os benefícios de uma atividade mais flexível no negócio, que utilizam ferramentas de gestão de projetos e colaboração, além de possuírem seus processos mapeados e bem alinhados com o time tiveram mais facilidade para se adaptar a este momento. Assim, investir em tecnologia pode ser a solução para ajudar nestas situações inesperadas de crise. No entanto, um dos maiores desafios para os gestores é conseguir gerenciar a equipe em home-office.

Aplicativos de gestão de ponto

Algumas ferramentas podem ser muito úteis nesse processo. Uma delas é a utilização de um aplicativo de gestão de ponto, um recurso presente no Sense One da Conquest One. Com ele os colaboradores podem registrar o ponto de qualquer lugar, utilizando um smartphone ou até mesmo no próprio notebook, pois o aplicativo conta com recursos de geolocalização que permitem maior mobilidade e melhor controle.

Dessa forma até mesmo equipes terceirizadas podem ser acompanhas de forma simples e segura. Outro ponto de destaque é a disponibilização de relatórios e possibilidade de download do comprovante.

Comunicação Unificada

Outra ação importante para manter a sua produtividade e de toda a equipe é fazer reuniões constantes para alinhar objetivos e atividades a serem executadas. A comunicação é fundamental para que a equipe saiba que o gestor está sempre presente para o que for necessário, por isso contar com uma ferramenta que possibilite a unidade de toda a comunicação com a equipe é de suma importância. Planeje e agende as suas reuniões antecipadamente, com dia e horário bem definido.

Para reunir a equipe, uma das opções de ferramentas com essa finalidade é o Microsoft Teams. Uma opção muito eficiente, com uma linha de comunicação fluída. O aplicativo empresarial do pacote Office 365, permite realizar reuniões virtuais por vídeo ou áudio, trocar mensagens de texto, anexar arquivos, enviar imagens, realizar a gravação das reuniões e muito mais.

O aplicativo é fundamental para a gestão de crises, como no caso do Coronavírus, em que todas as equipes passaram a trabalhar de casa. Aliás, ele está em alta e sendo bastante utilizado por quem faz trabalho remoto, principalmente nas últimas semanas, por causa da pandemia, que obriga as pessoas a evitarem o contato social.

Seleção e treinamentos através de bots

A tecnologia mudou o mundo inteiro e os chatbots e a inteligência artificial vieram com tudo, trazendo muitas aplicações e funcionalidades. Muitas empresas passaram a utilizar a ferramenta para economizar tempo e dinheiro na contratação de colaboradores. O sistema é capaz de se comunicar com os candidatos e responder às perguntas mais frequentes, fazendo com que o processo ande de qualquer maneira.

Os chatbots também economizam tempo das equipes no processo de triagem, uma das atividades que mais demanda tempo no recrutamento. Além disso, a ferramenta também facilita para os candidatos, que não precisam mais se deslocar para as primeiras fases do processo seletivo. Nesse momento de distanciamento social utilizar tal tecnologia permite que as empresas mantenham os processos em curso sem prejuízo ou risco a nenhum dos envolvidos.

Uma outra utilização muito importante é no Onboarding de novos colaboradores. Na Conquest One, o Onboarding já é realizado 100% remotamente, mas logo ele contará com a utilização dos chatbots, que enviarão as informações sobre os processos e a cultura da empresa, além de permitir o recebimento de documentos do profissional.

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A importância da gestão de crises

Neste artigo pudemos perceber o quanto é importante uma empresa ter bem desenhado e alinhado um plano de gestão de crises. Avaliar cuidadosamente quais são as ameaças, os riscos e os possíveis cenários sob o ponto de vista dessas áreas e desenhar cada plano, sem alarde ou precipitações é uma maneira eficiente de driblar este momento que exige muita atenção dos gestores.

E você, gostou de saber como a sua empresa pode se preparar e realizar uma gestão de crises eficiente diante de cenários inesperados como o Coronavírus? Fique atento às novidades do nosso blog e conte conosco nesse processo.

Aumenta o número de mulheres na TI

mulheres na ti

A discussão sobre a posição de mulheres na TI vem, a cada ano, ganhando contornos mais amplos. O tema é essencial, pois toca em uma ferida antiga do setor.

Na área de tecnologia, por muito tempo, a diversidade foi um tema secundário. Assim, muitas mulheres enfrentaram situações ímpares para conseguirem se encaixar em posições de destaque, mesmo com bons currículos. Agora, no entanto, o cenário é outro.

Segundo estudo da McKinsey&Company “Women in the Workplace 2019”, nos últimos 5 anos, cresceu em 24% a representação de mulheres em posições C-Level no setor da TI.

O dado é promissor e bastante esclarecedor quanto ao movimento pela diversidade que vem crescendo desde o meio da última década. Entretanto, de acordo com o mesmo estudo, há muito o que melhorar.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre esses números, projetando um possível futuro para a relação da área de tecnologia com a diversidade em seus postos de trabalho.

Quer aprender mais? Então continue a leitura!

O que dizem os dados sobre a presença de mulheres na TI?

De acordo com dados do YouthPark, um programa da Microsoft, apenas 25% dos funcionários de TI no Brasil são mulheres. Além disso, só 18% dos graduados em Ciência da Computação são mulheres.

No entanto, o estudo da McKinsey já mostra que a mudança está acontecendo — ela só precisa ser encarada como prioridade pelas empresas.

Afinal, não se trata apenas da inserção de mulheres em cargos gerenciais das empresas. Falamos de representação em todos os níveis produtivos.

De acordo com a pesquisa da McKinsey, o verdadeiro problema não é em promover mulheres de cargos gerenciais para posições de liderança sênior. O principal obstáculo é, justamente, na etapa anterior: a promoção para gerente.

De cada 100 homens contratados e promovidos à gerência, apenas 72 mulheres têm a oportunidade de seguir o mesmo caminho. É esse afunilamento que limita a constante renovação das posições gerenciais e C-Level no diz respeito às mulheres.

Como há menos delas para contratar para essas posições, mais homens acabam ocupando esses espaços. O movimento cria um efeito dominó prejudicial ao fluxo de talentos das empresas, limitando o espaço de desenvolvimento das mulheres na TI.

Como resolver esse impasse?

A cultura organizacional é chave. Não falamos necessariamente de favorecer uns em detrimentos de outros, mas criar um ambiente de crescimento e oportunidades iguais.

Segundo a McKinsey, funcionários costumam se preocupar muito com o nível de oportunidade e justiça no ambiente de trabalho. Porém, essa preocupação não se detém no nível individual. Eles buscam cenários que favoreçam ao crescimento e promoção de todos.

Mas, afinal, por que a diversidade é tão importante?

De acordo com o estudo, uma força de trabalho diversificada tende a tornar a cultura de trabalho mais inclusiva. Dessa forma, com todos os grupos representados, a tendência é que os funcionários sintam-se mais felizes.

Assim, a produtividade e eficiência aumentam, elevando o padrão de qualidade em suas entregas.

5 passos para promover a inserção de mulheres na TI

Ainda está confuso sobre como promover as condições para essa mudança em sua empresa de tecnologia? Nós indicamos alguns passos essenciais. Confira!

1.     Estabeleça uma meta para que mais mulheres ocupem posições gerenciais de primeiro nível

A dica é simples, mas pode ter um efeito enorme na sua empresa. Ao tornar essa meta pública, sua empresa garante o comprometimento do maior número de pessoas possível.

Assim, todo quadro de funcionários entenderá que o desenvolvimento do negócio virá através de uma cultura mais diversa, especialmente nas posições C-Level.

2.     Exija que mais mulheres estejam nas listas de contratação ou promoção

Para ocupar posições de destaque na empresa, é comum que o board da companhia analise uma série de nomes. A proposta aqui é exigir que sempre haja mais de uma candidata mulher na lista.

Assim, as chances de uma delas ser escolhida aumentarão bastante.

3.     Forneça aos avaliadores um treinamento para evitar o viés inconsciente nas contratações

Enquanto o preconceito é encarado de forma consciente, o viés é visto como uma ferramenta inconsciente, capaz de manipular decisões. E isso pode afetar em julgamentos de funcionários que envolvam questões de gênero e cor.

Portanto, é importante investir nesse tipo de solução e tornar toda avaliação mais igualitária e transparente.

4.     Estabeleça critérios de avaliação objetivos

Os critérios definidos devem levar em conta mérito e conquistas pessoais, excluindo questões que possam envolver gênero ou qualquer outro ponto de identificação pessoal.

Os mesmos critérios devem ser usados para avaliar funcionários no mesmo nível, sem que o viés inconsciente ou o preconceito dite as decisões.

5.     Coloque mais mulheres na fila de escolha para assumir posições gerenciais

Ao aumentar o número de mulheres nas filas para as promoções, você estimula um ambiente de igualdade. Com isso, o fator competitivo é reforçado e você conta com um time propenso a entregar melhores resultados.

Além disso, uma cultura organizacional diversificada e igualitária aumenta os níveis de satisfação dos funcionários. Assim, eles se esforçam para permanecer na empresa e melhorá-la cada vez mais.

A Conquest One incentiva o protagonismo das mulheres na TI

A Conquest One acredita que o tema é essencial. Não apenas pela necessidade de proporcionar um ambiente diversificado, mas por entender que a igualdade de oportunidades potencializa a produtividade e aumenta os níveis de satisfação de toda equipe.

Assim, temos a certeza de estar contribuindo para um mundo mais igualitário e entregando soluções da mais alta qualidade, cujo processo de desenvolvimento contou com a ajuda de todos e todas. Deseja saber mais a respeito do assunto e como a Conquest One pode te ajudar? Entre em contato agora com um de nossos consultores.

Como ser um profissional de TI preparado para as fintechs

Dados, machine learning e tecnologias mobile são algumas das competências que mais identificam um profissional de TI preparado para as fintechs.

Extremamente tecnológico e profundamente analítico, o setor atrai cada vez mais atenções: seja dos investidores, seja dos profissionais e do mercado como um todo. Então, como aproveitar essa expansão e garantir um lugar nos novos modelos de empresas do mercado financeiro?

Antes de compreender quais as características e competências necessárias para ser um profissional de TI preparado para o futuro, que já é realidade, é importante entender esse mercado. 

Afinal, as fintechs são um subnicho dentro da área de startups — empresas que oferecem soluções financeiras totalmente digitais e têm como objetivo o crescimento exponencial.

Continue a leitura para aprender mais!

O que são Fintechs?

São startups financeiras e o seu nome vem da junção dos termos em inglês financial + technology. O objetivo dessas empresas é oferecer soluções digitais completas para instituições financeiras (em formato SaaS – do inglês Software as a service) ou mesmo criar e gerenciar suas próprias plataformas, como é o caso do Nubank, por exemplo.

No Brasil, pode-se afirmar que as fintechs são uma grande tendência — e o país já desponta como referência no setor para o mundo.

O Nubank, por exemplo, foi uma das primeiras “startups unicórnios” brasileiras: que atingiram valor de mercado de US$ 1 bilhão. Vale lembrar que empresa foi fundada apenas em 2013.

No LinkedIn Top Startups 2019, um levantamento da rede social de profissionais que revela as startups de maior destaque para se buscar um emprego, figuram pelo menos 10 fintechs.

Portanto, é de se entender a crescente busca por qualificação para ser um profissional de TI preparado para as fintechs. Aqui, falamos de uma realidade diferente: o ambiente é submerso em tecnologia e inovação, com a gestão horizontal de muitas startups e o alto nível de cobrança (e remuneração).

Quer entender mais sobre como o profissional de TI trabalha dentro de uma fintech? Então é só continuar a leitura!

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Qual é o papel da TI nas Fintechs?

Quando falamos do mercado financeiro, qual a primeira característica que vem à mente? Agilidade. Tudo se move à velocidade de um e-mail, uma mensagem, um SMS. No caso das fintechs, esse é o core do negócio. Criar soluções em tempo recorde, que em si proporcionem mais agilidade, praticidade e transparência ao usuário ou à empresa.

Tudo com muita segurança e estabilidade. Afinal, as fintechs desenvolvem soluções que interferem diretamente no trato das pessoas com seu dinheiro.

Portanto, além da alta tecnologia e um design apurado e inovador, é preciso ter um alto nível de atenção a proteção de dados.

Sendo assim, ao profissional de TI, cabe instrumentalizar todo esse potencial. É esse o setor que move, que cria e atualiza, que possibilita o atendimento e a comunicação dentro de uma fintech.

Do Big Data à IA, passando pelo Machine Learning até a Engenharia de Softwares, cabe ao setor e à equipe de TI executar tudo. Recai na TI a responsabilidade de criar e administrar toda infraestrutura tecnológica da fintech.

Para facilitar, pense em uma empresa desenvolvedora de um ERP. A área de TI é o coração dela, certo? O mesmo ocorre com uma fintech, só que ela tem um pé no mercado financeiro, o que aumenta os riscos — mas também potencializa os ganhos.

Profissional de TI preparado para as Fintechs: como ser?

O foco de uma fintech está em facilitar a vida das pessoas em relação ao seu dinheiro ou em oferecer um produto que se aplique à uma instituição financeira com o mesmo fim.

Portanto, o profissional de TI preparado para as Fintechs deve dominar esse tipo de conhecimento e estar preparado para entrar em um ecossistema de inovação. Claro, há incontáveis vagas esperando para serem preenchidas dentro da TI de uma fintech, não apenas uma ou outra específica.

Porém, nesse mercado, ser um especialista em temas atuais do setor é um enorme plus.

Como mencionamos, a área de dados é de essencial importância dentro de um ecossistema financeiro, especialmente com a propagação dos aplicativos de gestão financeira. Muito além da proteção de dados, porém, falamos do entendimento acerca de seu uso: como utilizar a quantidade massiva (e sensível) de informações obtidas para criar ofertas mais sedutoras e assertivas aos clientes?

Esse é uma das principais carreiras em ascensão dentro das fintechs.

Além disso, destacam-se os conhecimentos em engenharia de software e design (UX, em especial), já que são estandartes de muitas das fintechs por aí: oferecer soluções simples, eficazes e de fácil entendimento.

Um último ponto a se destacar é: além do domínio prático das questões relacionadas à TI, o conhecimento de mercado financeiro pode ser decisivo. Entender a forma com que transações são feitas, temas inovadores como blockchain e criptomoedas e bolsas de valores pode ser decisivo. Tudo conta para seu currículo.

Ao profissional de TI preparado para as fintechs, cabe estudar, se qualificar e estar atento ao mundo de inovações que ronda a área. Seja bancos, sejam casas de investimento ou crédito, as fintechs trabalham para oferecer soluções que, antes de tudo, resolvam os problemas de seus clientes.

E, como sabemos, no mercado financeiro, nenhum problema é tão simples. Portanto, apenas os mais qualificados conseguem garantir o seu lugar.

E aí, que tal embarcar nessa? Sente-se preparado? Então venha conferir as vagas abertas na Conquest One e faça sua inscrição!

Os desafios das instituições financeiras tradicionais na atual era digital

Instituições Financeiras

Atualmente, conforme os bancos tradicionais integram as tecnologias mais recentes em seus processos, eles também estão enfrentando uma nova concorrência que surgiu há algum tempo: as Fintechs.

Esse tipo de instituição está revolucionando a maneira como o cliente experimenta os serviços disponíveis no mercado financeiro.

Dito isso, não basta que os bancos tradicionais possam oferecer as melhores soluções para seus clientes. Assim, também é crucial que eles direcionem a sua atenção para o seu público, o tornando o centro de suas operações para poderem capturar sua confiança e lealdade.

Dessa forma, abaixo, nós trouxemos alguns fatores que as instituições financeiras tradicionais devem levar em consideração profundamente ao procurar obter sucesso nesse novo mercado em que competem com as Fintechs. Muito se passa pela tecnologia. Confira!

Diferenças entre as instituições financeiras tradicionais e as Fintechs

Há algumas diferenças substanciais que iremos falar a seguir que dão mais vantagens às Fintechs em relação às instituições tradicionais.

Diante desse cenário, é visível a preocupação dos bancos com a possibilidade de perder os seus clientes. Inclusive, de acordo com uma pesquisa realiza pela PwC, 73% dos bancos consideram as Fintechs como uma ameaça.

Mas será que as Fintechs são realmente uma ameaça para os bancos? Apesar de não ser o prenúncio de sua extinção, pode ser ao menos o início do enfraquecimento do modelo tradicional. Isso, é claro, se algumas medidas não forem tomadas. Para entender isso, precisamos conhecer as diferenças entre os bancos tradicionais e as Fintechs.

Instituições financeiras tradicionais

Resumidamente, os bancos tradicionais são instituições financeiras que recebem depósitos e administram o dinheiro de seus clientes, deixando sob sua custódia. Esse dinheiro é utilizado para ser emprestado a outros indivíduos, incluindo serviços de cartões de crédito e empréstimos imobiliários, por exemplo.  Assim, para obter lucros, os bancos cobram uma taxa de juros sobre essas operações.

Fintechs

O termo Fintech surgiu da junção das palavras financial e techonology (financeiro e tecnologia). Ou seja, elas investem pesado em tecnologia.  A maioria das empresas Fintech oferece serviços semelhantes aos de um banco, apesar de não serem bancos de fato.

Ser uma instituição desse tipo requer que a empresa atenda aos requisitos mínimos de capital. Algo que a maioria das Fintechs não consegue.

No mercado financeiro, essas instituições são especializadas em determinados nichos, proporcionando diferenciais aos seus clientes que os bancos não conseguem competir.

Por outro lado, a maioria das Fintechs não contam com agências físicas e oferecem seus serviços a partir da internet e aplicativos para tablets e smartphones, por exemplo.

Fintechs são mais amigáveis

Um banco tradicional vincula amplamente o cliente, oferecendo-lhe uma gama de serviços, através do aumento dos custos de troca. Sem esse “luxo”, as empresas Fintechs seguem um “mantra” de ganhar a confiança por meio de um melhor atendimento ao público e aquisição de novos clientes com base em referências.

Um exemplo é a facilidade no processo de abrir uma conta. Nas Fintechs, basta ter em mãos um smartphone e os seus documentos pessoais. Apesar de alguns bancos melhorarem nesse sentido, na maioria das vezes, é necessário ir até uma agência com uma extensa lista de documentos exigidos no processo.

Além disso, as Fintechs contam com uma comunicação mais descontraída, tanto no e-mail, atendimento telefônico e até mesmo no site da empresa.

Fintechs conseguem oferecer preços mais competitivos.

Com uma operação virtual mais enxuta, mais flexibilidade por não ser regulamentada como uma instituição de coleta de dinheiro proveniente de capital de risco, as Fintechs conseguem atrair os seus clientes por meio de preços mais competitivos.

Os desafios das instituições financeiras tradicionais em relação às Fintechs

As instituições financeiras tradicionais têm diversos desafios para poder equilibrarem as forças em relação às Fintechs. E como podemos perceber, se faz necessário investir em tecnologia para oferecer serviços mais amigáveis, que atraiam mais clientes.

Nesse sentido, há um problema:  descobrir como se afastar de seus antigos sistemas que existem há décadas, dos quais toda a sua operação é dependente.

Isso ocorre, pois à medida que os bancos cresceram, aumentou-se o número de sistemas, que nem sempre eram substituídos e se tornaram cada vez mais complexos e ultrapassados em alguns casos. Por isso, essas instituições financeiras dependem tanto de um bom departamento de TI.

Soluções à vista: investimento em tecnologia

Diante desse cenário, talvez você esteja pensando: “basta substituir os sistemas antigos usados pelos bancos e pronto”. No entanto, a complexidade sistêmica que há é imensa, e apesar de ser possível realizar esse tipo de otimização, há diversos “problemas” a serem resolvidos no âmbito econômico, estratégico e político.

No entanto, no quesito de novos recursos tecnológicos, muito pode ser implementado, enquanto os antigos podem ser atualizados, já que eles fornecem ajuda significativa em relação às mudanças necessárias em todos os setores dessas instituições.

Assim, é possível dizer que a tecnologia é a revolução responsável pelos avanços que auxiliarão as instituições financeiras tradicionais a “brigarem” com as Fintechs, impactado em quase todos os campos da atividade e do esforço humano.

Ou seja, concluímos que uma boa equipe de TI é um ponto extremamente positivo nos mercados financeiro e de capitais nessa era digital, tanto para otimizar o que é antigo como para implementar novas melhorias.

Como a Conquest One pode ajudar nesse processo

Por fim, para que as instituições financeiras também sejam capazes de aproveitar dessa era digital, a Conquest One pode auxiliar na implementação das tecnologias que elas mais desejam e necessitam usar.

Sendo especialista em Staffing de TI, a Conquest One garante os melhores processos de seleção de profissionais de TI, oferecendo máxima eficiência e agilidade para seu projeto.

Através do serviço de staffing de TI, os colaboradores são selecionados de acordo com a cultura e os valores do cliente, permitindo um alinhamento que vai além da capacidade técnica.

Aplicamos avaliações estruturadas de desempenho, monitorando e acompanhando continuamente a performance dos colaboradores para garantir que o cliente conte com os melhores profissionais de TI para seu projeto durante todo o ciclo de implementação. Por isso, o futuro está mais próximo na Conquest One.

Deseja saber mais como podemos auxiliar nesse sentido? Agende agora uma reunião com um de nossos consultores.

Conheça a sociedade 5.0 e como o Profissional de TI estará inserido nela

Sociedade 5.0

O avanço da tecnologia nos trouxe para o que podemos chamar de sociedade 5.0. Ou seja, uma sociedade inteligente que vai além da revolução 4.0, também conhecida como era da informação.

Para ser mais claro, a sociedade 5.0 une tecnologias, como big data, inteligência artificial e robôs em todos os segmentos sociais. A esperança dessa nova era, portanto, é que essas novas tecnologias sejam capazes de resolver problemas que tornam a vida cotidiana mais confortável e sustentável.

Resumidamente, a essência dessa sociedade inteligente será obter rapidamente a solução mais adequada e que atenda às necessidades de cada cidadão. Ficou interessado? Leia o nosso artigo até o final para entender melhor o conceito, como ele surgiu e como os profissionais de TI deverão se adaptar a essa nova realidade.

Sociedade 5.0: o que é?

A sociedade 5.0 tem o mesmo conceito das Smart Cities. Ou seja, esse conceito é utilizado para definir como a tecnologia da informação deverá desenvolver, implantar e promover práticas sustentáveis que buscam enfrentar os crescentes desafios da globalização.

Portanto, consiste em uma estrutura essencialmente formada por redes inteligentes e máquinas que transmitem e usam dados usando a tecnologia para resolver problemas das grandes cidades.

Na Sociedade 5.0, os aplicativos e ferramentas baseados na nuvem recebem, analisam e gerenciam um grande volume de dados em tempo real para ajudar municípios, empresas e cidadãos a tomar melhores decisões, melhorando assim a qualidade de vida.

Os cidadãos, por sua vez, se envolvem com os ecossistemas das smart cities de várias maneiras. E isso inclui o uso de smartphones e dispositivos móveis, além de carros e residências conectados, por exemplo.

Assim, o emparelhamento de dispositivos e dados com a infraestrutura e os serviços físicos de uma cidade tende a reduzir custos e melhorar a sustentabilidade da cidade.

Por exemplo: as comunidades podem melhorar a distribuição de energia, otimizar a coleta de lixo, diminuir o congestionamento do tráfego e até melhorar a qualidade do ar com a ajuda da internet das coisas (IoT).Enfim, as possibilidades são enormes.

Como o conceito de Sociedade 5.0 surgiu?

A urbanização é um fenômeno sem fim. Hoje, 54% das pessoas em todo o mundo vivem nas cidades. E esse número deve chegar a 66% até 2050. Assim sendo, combinada com o crescimento geral da população, a previsão é que a urbanização adicionará outros 2,2 bilhões de pessoas às cidades nas próximas três décadas.

Diante desse cenário, a sustentabilidade ambiental, social e econômica é essencial para acompanhar a rápida expansão que está sobrecarregando os recursos de todo o mundo.

À medida que a população aumenta, vários países vêem a sustentabilidade ambiental, social e econômica como uma necessidade para acompanhar o crescimento. O reflexo disso é que quase 200 países dizem que a tecnologia da sociedade 5.0 é fundamental para o sucesso.

Esse conceito nasceu no Japão em 2016, durante o lançamento do 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia. Esse documento define políticas de inovação a serem estimuladas pelo país até 2021.

No entanto, apenas na CeBIT 2017, a feira de negócios digitais realizadas na Alemanha, que ele foi divulgado de maneira oficial.

O objetivo da Sociedade 5.0

O objetivo da sociedade 5.0 é gerar sustentabilidade por meio de soluções inovadoras para os principais problemas que enfrentamos nas grandes cidades, incluindo congestionamento de automóveis e uso de energia, por exemplo.

Assim, os objetivos das smart cities estão focados em melhorar a harmonia da população, bem como evitar falta de recursos.

O reconhecimento do termo sociedade 5.0 também vem engajando os cidadãos a entender os problemas que devem ser abordados diante de uma urbanização massiva a nível mundial.

Resumidamente, a meta é criar cidades inteligentes por meio de tecnologias avançadas que ajudarão na solução de alguns problemas futuros. Dessa forma, a sociedade 5.0 busca garantir o atendimento das necessidades e anseios das grandes cidades.

Como será o profissional de TI da Sociedade 5.0

A sociedade 5.0 irá mudar o cenário da população como um todo. Nesse sentido, a indústria também deverá passar por uma revolução. A fim de atender as necessidades dessas novas cidades inteligentes, tecnologias, como a inteligência artificial, por exemplo, devem ser aliadas dos profissionais.

Enfim, tudo o que foi buscado na era da informação deverá ser colocado em prática a partir de agora.

Para os profissionais de TI, novas oportunidades vão surgir. Entretanto, isso ocorrerá apenas para aqueles que se reinventarem, visto que conhecimentos antigos irão, aos poucos, perder espaço no mercado.

Em uma sociedade, na qual a liquidez é cada vez mais presente, o profissional de TI terá que estar aberto a mais aprendizados. Afinal, as cidades inteligentes vão exigir criatividade uma vez que tarefas mais simples começarão a ser substituídas por robôs.

Resumidamente, você como profissional da tecnologia da informação precisará se reinventar em um cotidiano em que o tempo é cada dia mais escasso. Ou seja, aprender não significa apenas conhecer conceitos teóricos. Se expor a desafios, tomadas de decisões e atividades práticas em geral será muito mais proveitoso para todos.

E você, deseja saber mais a respeito desse assunto e quer conhecer como a Conquest One pode te ajudar? Entre em contato conosco e agende uma reunião.

7 pontos chave para você desenvolver a sua equipe de TI em 2020.

No início, pode parecer que uma organização está economizando dinheiro, usando apenas o seu conhecimento interno para desenvolver a sua equipe e mantê-la atualizada.

Porém, sem o treinamento constante e a percepção do setor de tecnologia, sua equipe profissional de TI, muitas vezes perde informações e experiências que são importantes para sua empresa como um todo.

Portanto, escolher e desenvolver a sua equipe de TI da maneira correta para trabalhar pode ser uma tarefa difícil, porém, inevitável.

Contudo, podemos ajudar neste processo. Se você deseja no ano de 2020 agregar valor à sua empresa por meio da redução do tempo de inatividade, aumentando a produtividade do negócio, tendo uma equipe flexível e resistente a interrupções ou mudanças, acompanhe os 7 pontos chave sobre o assunto.

Os 7 pontos para desenvolver a sua equipe

1.Treine os seus colaboradores

Primeiramente, se seus colaboradores não entenderem como usar efetivamente a tecnologia disponível no local de trabalho, isso certamente prejudicará a produtividade e o fluxo de produção.

Dessa forma, os colaboradores treinados adequadamente gastam menos tempo na solução de problemas e mais tempo em tarefas produtivas e geradoras de receita.

Não só isso, quando os funcionários conhecem os aplicativos e demais sistemas que usam, podem trabalhar com praticidade e concluir projetos mais rapidamente.

Portanto, perceba que as empresas que usam todas as suas soluções de maneira eficaz, provavelmente superarão as que lutam para entender o básico.

Sendo assim, treinando seus colaboradores, sua empresa estará à frente para projetos inovadores.

2. Crie metas inteligentes, mas desafiadoras

Estímulo é a chave para a proatividade. Contudo, há uma necessidade de “saber estimular”. Criar metas é fácil, qualquer gestor pode fazer isso para seus colaboradores.

No entanto, a questão aqui, não é só criar metas para que sejam batidas ou superadas. Apesar de sua empresa poder trabalhar com máquinas, sua equipe não é uma delas.

Por isso, as metas devem produzir algo mais do que resultados. Ou seja, elas devem gerar conhecimento, trazer obstáculos novos (não inatingíveis), para formar um pensamento crítico e proativo.

Portanto, desafie sua equipe com metas inteligentes, alcançáveis, no entanto, com relativo esforço. Assim, eles terão o prazer do conhecimento, e sensação de dever cumprido.

3. Melhore a comunicação interna

Ter uma comunicação clara para desenvolver a sua equipe e conectá-la às informações corretas no momento certo, impede que as pequenas situações se tornem grandes problemas.

Ou seja, quando algo inevitavelmente dá errado, toda a equipe pode responder rapidamente, logo ninguém precisa ser pego de surpresa.

Sendo assim, a comunicação interna realiza muito mais do que melhorar o fluxo de informações.

Inegavelmente, os líderes que utilizam técnicas modernas de comunicação interna têm o “controle” do que seus funcionários estão pensando e fazendo.

Decerto, isso não é para exercer poder sobre colaborador algum. Pelo contrário, isso fornece uma forte consciência situacional e uma forte compreensão dos pontos fortes e fracos dos funcionários.

4. Forneça feedbacks constantes

Existe uma forte correlação entre a troca de feedback e o envolvimento dos funcionários. Não apenas pelo seu potencial de resolver problemas rapidamente e aumentar o compartilhamento de conhecimento. Mas, porque é uma ação que garante que o profissional seja reconhecido com mais regularidade.

Outro benefício de uma forte cultura de feedback é que ela fornece aos funcionários as ferramentas para resolver os problemas antes que eles aumentem.

Ou seja, quando os gestores não se sentem desejosos de compartilhar feedback aos colaboradores, mesmo em contratempos menores, com o passar do tempo, eles podem se transformar em grandes dificuldades para a empresa.

5. Permita o crescimento profissional

Supreendentemente, esse ponto é negligenciado por muitas empresas. Isso porque uma parte delas deseja apenas um trabalho bem feito e de acordo com as normas estipuladas.

Há também outra desculpa por parte delas. Sendo os colaboradores melhor capacitados profissionalmente, certamente irão querer novas oportunidades em outras organizações de status mais elevado.

Ledo engano. Cada vez que sua empresa, não só permite, como proporciona o crescimento profissional, está dando ao seu colaborador a oportunidade fazer muito mais pela organização onde trabalha.

Portanto, investir, bem como apoiar o crescimento profissional de TI, não é só estratégia, mas, também empatia.

6. Invista em tecnologia para auxiliar no trabalho

Tecnologia nunca é demais. Sabemos que o investimento em tecnologia adequada para o seu ramo de negócios significa disparar na frente da concorrência, uma vez que o mundo é digital.

Não há mais espaço no mercado para quem “economiza” nas inovações tecnológica. Portanto, investir em tecnologia é ter certeza de retorno rápido para o negócio.

7 – Invista em processos seletivos assertivos

Por fim, saiba que, se não há um processo seletivo bem estruturado e totalmente focado no que sua empresa necessita, você perderá tempo, dinheiro e força de trabalho.

Ou seja, quando os processos seletivos não são assertivos, as contratações resultam em falta de experiência, personalidade desalinhada com a cultura da empresa e rotatividade alta de colaboradores.

Por isso, se faz necessário um parceiro para oferecer melhores processos seletivos para sua organização. Assim sendo, saiba que a Conquest One é especialista em Staffing de TI.

Ou seja, a Conquest One facilita o processo desafiador das organizações em encontrar os profissionais mais adequados para viabilizar seus projetos de TI.

Ademais, a Conquest One conta com ferramentas para definir o cargo e perfil correto do funcionário contratado, bem como aconselhamento aos parceiros e diversos benefícios. Dentre eles estão:

  • maior qualificação;
  • implementação mais rápida de projetos;
  • possibilidade de focar no core business;
  • a escolha certa em Staffing de TI.

Diante disso, você pode começar hoje mesmo esses 7 pontos chave para desenvolver sua equipe de TI em 2020. Para tal, conte com a Conquest One para realizar o melhor processo seletivo que sua organização já viu. Entre agora em contato e agende uma reunião!

Staffing de TI: os benefícios que essa solução pode trazer ao seu negócio

Staffing de TI

Há alguns anos, as empresas contam com um recurso eficiente para montar o seu time de TI sem a necessidade de selecionar, contratar e treinar os profissionais desse setor. Trata-se do Staffing de TI, uma espécie de terceirização de recursos humanos totalmente focada em profissionais especialistas em tecnologia da informação.

Esse tipo de solução traz inúmeras vantagens para a organização que a adota. No entanto, para obter todos os benefícios desse serviço, é necessário que ela procure e entre em contato com um especialista em Staffing de TI, como é o caso da Conquest One.

Assim, esse especialista será capaz de conhecer as suas necessidades na área de TI, que podem estar relacionadas a algum projeto de desenvolvimento de softwares, por exemplo, e indicar os melhores profissionais que atenderão os anseios da sua organização.

Também é importante citar que durante o tempo em que os profissionais estão alocados no seu ambiente de trabalho, eles mantêm o vínculo com o parceiro, mas é você que faz a gestão deles.

Dessa forma, você fica livre e é capaz de dispensá-los tranquilamente, já que eles podem ser contratados por período ou por projeto específico. Nesse modelo de serviço, não há a necessidade de se preocupar com possíveis encargos trabalhistas.

Esse tipo de solução está sendo cada vez mais difundido e usado em empresas de diversos portes e segmentos. Afinal, além desse benefício que já comentamos, ele traz alguns outros que poderão ser decisivos à sua organização. Conheça mais a seguir!

Os benefícios que o Staffing de TI oferece

Redução de custos

Atualmente, é um fato que muitas empresas estão se esforçando para reduzir os seus custos operacionais. Nesse caso, o Staffing de TI surge como um grande aliado.

Através desse tipo de terceirização, é possível converter custos fixos na área de TI em custos variáveis, permitindo que a organização tenha mais controle do que gasta para economizar quando for preciso.

Em relação ao Staffing de TI, ele é muito assertivo em relação a esse benefício, já que o processo tradicional de contratação e treinamento de um profissional da área ou até mesmo uma equipe inteira pode ser extremamente caro.

Também há os casos em que os funcionários não correspondem às exigências do cargo ou às expectativas da empresa, gerando perda de tempo e custos com encargos trabalhistas, conforme falamos anteriormente.

Maior qualificação

Muitas vezes, o setor de recursos humanos não conta com a expertise necessária para encontrar o profissional de TI certo que atenda aos anseios da empresa. Algo que um parceiro com conhecimento e especialista em Staffing de TI ajuda (e muito).

Também é um consenso que os profissionais de TI devem se qualificar constantemente, seja através de cursos ou de certificações, algo que a Conquest One, especialista no assunto, preza e incentiva nos profissionais que trabalham junto a ela.

Ou seja, contar com uma empresa que oferece a solução de Staffing de TI é sinônimo de contar com os profissionais com perfil ideal e qualificados adequadamente para as necessidades da sua empresa.

Implementação mais rápida de projetos.

Em relação ao desenvolvimento de projetos pontuais, quando ele é realizado internamente, leva-se várias semanas ou até meses para procurar, selecionar e contratar os profissionais certos, bem como treiná-los, caso for necessário.

Por outro lado, quando uma empresa terceiriza o serviço de recrutamento de profissionais de TI através de um especialista, ela consegue em menos tempo obter a mão de obra especializada para iniciar os seus projetos ou atender as suas necessidades de negócio.

Possibilidade de focar no core business

Sabemos que, atualmente, as organizações nem sempre contam com recursos suficientes para manter o foco em várias áreas de negócio, como a TI e o administrativo, por exemplo.

Esse cenário impacta negativamente, pois muitas acabam desviando do propósito do negócio para resolver problemas do setor da Tecnologia da Informação.

Assim, o Staffing de TI pode ajudar a sua empresa a se manter totalmente focada em seu core business, sem despender esforços em decisões complexas em recrutamento de pessoal qualificado e outras decisões importantes do setor de TI.

A escolha certa em em Staffing de TI

Além da preocupação com a experiência do parceiro que fornecerá o serviço de Staffing de TI, a sua empresa deve saber claramente qual o escopo do projeto, sua necessidade e do perfil do profissional que deseja contar.

Um bom parceiro ajuda a sua organização a responder essas perguntas, trazendo o nome certo para você.

Assim como citamos durante esse artigo, a Conquest One é especialista em Staffing de TI no Brasil, possuindo todo o conhecimento e a experiência de ter atendido inúmeras empresas e de ter trabalhado com profissionais dos mais variados perfis.

Com essas qualidades, ela oferece serviços de primeira linha, atendendo os seus clientes da melhor forma.

Caso queira saber mais sobre a solução e implementá-la na sua empresa, entre em contato com um consultor e agende uma reunião.

Como fazer Networking e utilizá-lo para o desenvolvimento profissional em TI

Networking

O ditado “ninguém é uma ilha” é tão real quanto antigo.  Afinal, poucas pessoas vivem unicamente para si, adquirindo conhecimento sozinhas e construindo qualquer projeto exclusivamente do próprio intelecto.

Assim, ter uma rede de contatos relacionado ao ramo de atividade de atuação é fundamental para qualquer profissional. A competitividade é muito grande, principalmente no mercado de TI. E atualmente, toda essa competitividade requer mais que experiência, formação acadêmica e cursos na área.

Diante desse cenário, cultivar essa rede de contatos, também conhecida como Networking, é essencial para quem deseja obter as melhores oportunidades.

Sendo assim, este artigo vai explicar como o profissional de TI pode desenvolver o seu Networking da maneira correta e utilizá-lo para o crescimento em sua área. Confira!

Networking: o que é?

O Networking é uma atividade que tem o intuito de construir, reforçar e manter relações profissionais com outras pessoas para promover seus objetivos. Ou seja, o Networking é uma rede focada em objetivos profissionais, bem como em fortalecer amizades e aproveitar oportunidades de trabalho.

É importante salientar que uma parte muito importante do Networking profissional é que ele trata de construir relacionamentos de confiança, e não apenas no ato trocar cartões de visita, por exemplo. Ou seja, para que haja uma rede de sucesso, é necessário construir um relacionamento real.

Como o networking pode ser importante para o profissional de TI

Quando o profissional de TI se mantém conectado, ele encontra mais oportunidades de crescer profissionalmente, bem como aprimorar seus conhecimentos no setor no qual deseja desenvolver a sua carreira.

O Networking é uma relação na qual você também ajuda outras pessoas, seja trocando informações, conhecimentos e experiências, por exemplo. Além disso, fazendo Networking, o profissional de TI obtém informações atualizadas a respeito das últimas tendências que são relevantes para a sua carreira.

Outro aspecto importante é que a pessoa que mantém seu Networking e cria um bom relacionamento, consegue ter mais satisfação no próprio trabalho, melhorando os resultados da empresa. Consequentemente, é uma ótima ferramenta para se atingir os objetivos almejados na área de TI.

turnover

Suporte de pessoas do mesmo nicho de atuação

Muitas pessoas já passaram por alguns obstáculos no desenvolvimento de sua carreira, que podem ser resultados de vários fatores.

No entanto, o Networking lhe dará a chance de ter contatos com pessoas de alto perfil em sua carreira. Ou seja, elas poderão ser o suporte que você precisa, sempre que houver algum imprevisto.

A troca de experiências pode ajudá-lo a gerenciar seus desafios de maneira eficaz, dando-lhe conselhos ou direcionando ao suporte correto.

Melhora o status profissional

O desenvolvimento do status da carreira de um profissional de TI é um processo em longo prazo. Requer paciência, disciplina, foco e determinação.  Apesar desse tempo para se concretizar, um dos fatores que pode acelerá-lo é o Networking.

Diversos profissionais de sucesso, com altos cargos, se valeram desse tipo de relacionamento como um dos fatores para galgar altos cargos.

Os contatos que você mantém são significativamente atribuídos ao seu crescimento. Eles influenciam amplamente o crescimento do seu status e pavimentam o caminho para melhores oportunidades em sua carreira. Suas conexões são poderosas!

Como criar Networking de maneira efetiva

Vejamos então como colocar em prática alguns pontos do networking de maneira efetiva.

Participe de eventos e cultive os contatos certos

Para a sua carreira é muito importante participar de eventos de sua área de atuação. Lá, descubra quem são os principais contatos que serão excelentes para sua carreira. Quando surgir a oportunidade, aproxime-se.

Seja simpático e atencioso, mas foque na rede que você deseja criar. Seja um colega de trabalho, cliente, mentor ou alguém que o ajudou a fazer conexões valiosas, esses são os contatos cuja presença em sua vida é claramente valiosa para sua carreira.

De forma simples, se você tivesse que fazer uma lista dos 20 contatos profissionais mais importantes da sua vida agora, são essas pessoas que devem ser o alvo no seu Networking efetivo.

Depois de identificá-los, mantenha contato regular. Esses não são profissionais para as quais você deve apenas enviar um e-mail programado vez ou outra. Você deve saber quais são os interesses deles e acompanhá-los de perto.

Procure ajudar

É fácil supor que um contato bem-sucedido já tenha tudo o que ele deseja e não queira nada de você. Caso você pense assim, supere isso. Sempre vale a pena descobrir os desejos e preocupações de um contato.

As chances de encontrar algo que valha a pena oferecer são altas. Não subestime o que você pode oferecer. Não importa se o contato tem status dinheiro e poder, nenhum ser humano é abastado, que não necessite de nada.

Acredite, você sempre pode ajudar em algo.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são uma fonte de contatos incrível quando se trata de Networking. É claro que, nada substitui o forte aperto de mão e o olhar nos olhos na hora de uma boa conversa. No entanto, antes disso acontecer, as redes sociais “preparam o terreno”.

Interaja por lá antes dos eventos e se conecte com seus pares. Mantenha um perfil intrigante e atraente para que também seja notado antes de ir a qualquer evento.

Encontre profissionais com interesses em comum

Neste momento, não estamos falando da carreira propriamente, e sim de interesses de vida em comum. É ótimo fazer Networking dentro da sua área, mas, é melhor ainda quando, além da carreira, seus contatos compartilham dos mesmos interesses do dia a dia.

Em relação ao Networking, a Conquest One incentiva a troca de experiência entre os seus colaboradores. Por exemplo, o profissional alocado na empresa é capaz de participar de vários projetos ao longo do tempo, com a possibilidade de fazer contatos com outras pessoas de diferentes nichos.

Essa prática acrescenta mais experiência em diversas áreas de atuação, algo que é muito valorizado, já que atualmente os profissionais precisam ser generalistas e não mais especialistas em apenas 1 área. Deseja conhecer mais sobre esse assunto? Entre em contato conosco