contratação de profissionais de TI

Encontrar e selecionar bons profissionais de tecnologia, como desenvolvedores de software, é um desafio enorme e requer tempo, recursos e conhecimentos de RH e de TI.

Os colaboradores de TI que antes eram vistos apenas como suporte e helpdesk, hoje são peças fundamentais para que os negócios possam caminhar em direção à inovação.

Não à toa, desenvolvedores de software, sejam web ou mobile, são demandados para uma série de projetos. Dessa forma, além das empresas buscarem esses profissionais para programarem soluções, também os recrutam a fim de promover mais segurança contra hackers e vazamentos de informações corporativas.

Atualmente, podemos dizer que há uma verdadeira “guerra” para encontrarmos os melhores Devs no mercado brasileiro. Tanto no país, como ao redor do mundo, eles estão entre os profissionais mais requisitados.

Assim, em alguns casos, a demora em preencher uma vaga de desenvolvedor poder levar muito tempo. A competição é enorme e os salários desta área dispararam exponencialmente.

O desafio de se encontrar o profissional correto para o seu negócio

Dependendo do nicho, a melhor maneira de proteger a sua empresa, tomar boas decisões e entregar os melhores projetos e resultados, começa com a contratação do profissional certo de desenvolvimento de software 

No entanto, sem um processo completamente orientado à área de RH, a dificuldade aumenta quando as demandas internas crescem e a necessidade desse tipo de profissional se torna urgente.

Por exemplo, a área de Recursos Humanos precisa compreender os requisitos da vaga por completo, de forma a filtrar os candidatos que sejam realmente qualificados e que também se encaixem na cultura da empresa.

O grande desafio está justamente na escassez profissional. Atualmente, o número de pessoas qualificadas não consegue suprir a demanda do mercado brasileiro.

De acordo com os dados da Brasscom, a demanda anual de Devs gira em torno de 70.000 profissionais. Entretanto, de 46 mil profissionais formados em 2017, apenas 26 mil conseguiram entrar no mercado de trabalho, o que mostra uma defasagem no conteúdo curricular das universidades brasileiras.

Outra dificuldade das empresas nesse sentido é que além de elas competirem com outros players e startups por esse tipo de profissional dentro do país, muitas vezes elas também sofrem a concorrência de ofertas realizadas por companhias estrangeiras.

Retenção de profissionais desenvolvedores de software: o desafio

Na área de TI, uma vez encontrado um número desejado de candidatos para preencher uma vaga, não basta realizar entrevistas para assegurar a contratação da pessoa ideal. É preciso entender todo o “mundo” dos devs, seu histórico e qualificações para verificar se há um encaixe das necessidades técnicas e da cultura da organização.

A cultura, aliás, é um dos principais motivos para que desenvolvedores se candidatem a uma vaga e se mantenham dentro da companhia, junto com ofertas de capacitação, por exemplo.

Realizar a divulgação de vagas da maneira correta, ofertar uma boa remuneração, oferecer benefícios e aperfeiçoamento para os contratados, muitas vezes não é suficiente para atrair o candidato ideal.

A verdade é que todas as empresas precisam de uma inteligência em tecnologia para melhorar processos internos e entregar produtos, serviços e projetos qualificados, se destacando da concorrência no mercado.

Conciliar todas essas necessidades apenas para uma vaga, ou várias, sem contar as atividades rotineiras do RH pode ser um verdadeiro pesadelo.

Como a Conquest One ajuda a sua empresa a encontrar os melhores desenvolvedores de software

Sabemos que a área de Recursos Humanos é considerada o coração das empresas, pois se não há profissionais qualificados para compor a equipe, é praticamente impossível entregar bons produtos e serviços, bem como manter o negócio relevante e lucrativo perante o mercado.

Para a sua empresa não precisar da sorte, a Conquest One conta com metodologias e ferramentas próprias de gestão de recursos humanos para que a sua equipe não fique sobrecarregada, gastando menos tempo e recursos financeiros para encontrar o candidato perfeito.

Ao unir a paixão por gestão de pessoas e tecnologia, provemos solucionadores de problemas tecnicamente capacitados e certificados nas mais diversas áreas de TI e que se encaixam com as necessidades da sua organização.

Na prática, em nosso sistema encontramos os melhores e mais adequados profissionais, por meio de geolocalização e Big Data. Feito isso, finalmente, integraremos todas as informações ao seu ERP para que você acompanhe cada etapa do fluxo de recrutamento, do início ao fim.

A tecnologia utilizada pela Conquest One promove muito mais assertividade na escolha e gestão candidatos.

Além disso, por meio de relatórios automatizados de performance e desenvolvimento dos colaboradores, você libera tempo para que o RH possa focar em tarefas estratégicas.

Com a expertise da nossa equipe, você terá à disposição os profissionais da área de TI, que melhor atendem suas necessidades, e a garantia de continuidade do projeto caso algum deles deixe a sua empresa.

Vale ainda lembrar que os colaboradores geridos pela Conquest One estão em constante atualização através de treinamentos. 

Tudo isso demonstra que o uso inteligente da tecnologia pode ser o seu melhor aliado na hora de transformar e revolucionar a sua empresa. Ainda mais quando falamos em encontrar, selecionar e reter os melhores desenvolvedores.

Seja para encontrar o candidato ideal, criar equipes completas ou desburocratizar o seu departamento, os especialistas da Conquest One estão disponíveis para te auxiliar! Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *