Flutter vs Xamarin: uma perspectiva de desenvolvedor

Neste post, vamos comparar Flutter e Xamarin. O objetivo dessa comparação extensiva é fornecer aos desenvolvedores uma compreensão básica das duas tecnologias e das diferenças entre elas.

A Apple e o Google forneceram ferramentas e tecnologias nativas para criar aplicativos. Os desenvolvedores de aplicativos para iOS podem criar aplicativos usando o Xcode e o Swift, enquanto os desenvolvedores do Android usam o Android Studio e o Kotlin / Java. No entanto, isso requer que os engenheiros aprendam dois conjuntos de tecnologias completamente diferentes. Como resultado, as empresas começaram a adotar soluções de plataforma cruzada sobre as soluções nativas para criar aplicativos para iOS e Android mais rapidamente usando um único idioma.

Antes de a Flutter chegar ao campo do desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma, havia dois frameworks populares no mercado: React NativeXamarin . Em nosso post anterior sobre Flutter vs React Native , fizemos uma comparação extensiva de ambos os frameworks a partir da perspectiva de um desenvolvedor. No entanto, vamos comparar Flutter a Xamarin.

Flutter vs Xamarin: Introdução

O Flutter e o Xamarin são estruturas de desenvolvimento de aplicativos móveis de plataforma cruzada usados ​​para criar aplicativos usando uma única base de código.

A Xamarin foi originalmente fundada em 2011 por engenheiros que criaram o Mono , uma implementação multiplataforma de Xamarin.Android e Xamarin.iOS. O Xamarin foi a primeira estrutura de desenvolvimento de aplicativos móveis para várias plataformas, na qual as empresas podem criar aplicativos para Android e iOS que parecem quase nativos. Mais tarde, em 2016, a Microsoft adquiriu a Xamarin e tornou-se parte do Microsoft Visual Studio .

Do outro lado está o Flutter , um projeto iniciado pelo Google que eles têm promovido intensamente desde o I / O 2017 . Ambas as tecnologias ajudam os desenvolvedores de aplicativos a criar aplicativos multiplataforma mais rapidamente usando uma única linguagem de programação. O Xamarin existe desde 2011 e agora faz parte de uma grande comunidade da Microsoft, mas a Flutter também começou a ver altas taxas de adoção desde 2017.

Neste post, vamos comparar Flutter vs Xamarin usando dez critérios:

  • Linguagem de programação
  • Arquitetura técnica
  • Instalação
  • Onboarding e curva de aprendizado
  • Componentes de interface do usuário e API de desenvolvimento
  • Produtividade do desenvolvedor
  • Suporte da comunidade
  • Suporte de teste
  • Tamanho do aplicativo
  • Suporte a DevOps e CI / CD

Agora que definimos todos os nossos critérios, vamos começar a explorar cada um deles em detalhes.

Linguagem de programação

O principal benefício do uso de uma tecnologia de desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma é a capacidade de usar uma única linguagem de programação para desenvolver aplicativos para iOS e Android.

Xamarin – C # (.NET)

Xamarin tem usado a linguagem C # desde o primeiro dia para criar aplicativos multi-plataforma. C # é uma linguagem muito popular, já que tem sido amplamente usada na comunidade da Microsoft desde muito tempo. O C # tem sido usado para construir frameworks .NET desde 2002 e se tornou popular com seus recursos interessantes como portabilidade, metaprogramação e programação funcional.

O C # tem sido muito usado para o desenvolvimento da web, portanto, a transição do desenvolvimento da web para o desenvolvimento móvel de plataforma cruzada é boa para os desenvolvedores de C # com o Xamarin.

Flutter – dardo

O Flutter usa a linguagem de programação Dart , que foi introduzida pelo Google em 2011 e raramente é usada por desenvolvedores. A sintaxe de dardos é fácil de entender para desenvolvedores JavaScript ou Java, pois suporta a maioria dos conceitos orientados a objetos. É fácil começar com o Dart, pois há uma documentação excelente e fácil de seguir disponível no site oficial da Dart aqui .

 

Análise e resultado

C # é uma linguagem muito popular, já que existe há muito tempo e é apoiada pela Microsoft. Existe uma enorme comunidade de desenvolvedores C # no mundo. O Dart também tem um ótimo conjunto de recursos, mas raramente é usado e menos conhecido na comunidade de desenvolvedores. Considerando isso, é claro que Xamarin ganha o ponto na categoria de linguagem de programação.

Arquitetura técnica

Ao escolher uma estrutura de desenvolvimento de aplicativo móvel de plataforma cruzada, é essencial considerar sua arquitetura técnica. Conhecendo os aspectos internos da estrutura, podemos tomar uma decisão informada e escolher aquela que é melhor para o nosso projeto.

Xamarin – Mono

A Xamarin usa o ambiente de execução Mono para plataformas iOS e Android. No caso do iOS, o ambiente de execução do Mono é executado juntamente com o runtime do Objective-C e no kernel do Unix, enquanto no caso do Android, ele é executado junto com o Android Runtime no Linux ou outro kernel. A documentação da Microsoft fornece uma explicação detalhada da arquitetura iOS e Android usada com o Xamarin. Xamarin também tem suporte runtime Swift, mas este vive em um repositório separado aqui e não parece ser oficial.

Flutter – Skia

O Flutter usa o framework Dart que tem a maioria dos componentes internos, por isso é maior em tamanho e geralmente não requer que a ponte se comunique com os módulos nativos. A Dart possui muitos frameworks, como o Material Design e o Cupertino, que fornecem todas as tecnologias necessárias para desenvolver aplicativos móveis. O framework Dart usa o mecanismo Skia C ++, que possui todos os protocolos, composições e canais. A arquitetura do mecanismo Flutter é explicada em detalhes no GitHub Wiki aqui .

Em suma, o Flutter tem tudo o que é necessário para o desenvolvimento de aplicativos no próprio mecanismo Flutter.

 

Análise e resultado

O mecanismo Flutter tem a maioria dos componentes nativos na própria estrutura. O componente de execução Mono de Xamarin também reage diretamente com o tempo de execução Java ou Objective-C e usa a maior parte do código nativo. Embora a arquitetura Xamarin pareça sólida, ela não possui grande suporte para o tempo de execução Kotlin ou Swift, que são tempos de execução oficiais para o desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS. Flutters vence a batalha da arquitetura.

Instalação

O método de instalação deve ser simples, sem ter muitos passos complicados para que possa ser facilmente aprendido pelos desenvolvedores que estão apenas começando com ele.

Xamarin – Visual Studio (Xamarin SDK)

O Xamarin é normalmente usado com o Visual Studio IDE, Xamarin SDK para iOS e o macOS pode ser instalado no Visual Studio depois. O guia de instalação passo a passo para instalar o Visual Studio com Xamarin SDK pode ser encontrado aqui . Não há praticamente nenhuma documentação ou recursos sobre a instalação ou o uso do Xamarin sem o Visual Studio.

Flutter – Download binário da fonte

O Flutter pode ser instalado fazendo o download do binário para uma plataforma específica do GitHub. No caso do macOS, temos que baixar o arquivo flutter.zip e adicioná-lo como uma variável PATH.

O Flutter deve melhorar o método de instalação suportando gerenciadores de pacotes, como Homebrew, MacPorts, YUM, APT, etc, para que os usuários não precisem executar essas etapas extras durante a instalação.

Análise e resultado

A instalação do Xamarin é totalmente dependente do IDE do Visual Studio, enquanto a instalação do Flutter pode ser feita via linha de comando. Instalação instável parece exigir etapas extras para adicionar o binário ao PATH e baixá-lo do código-fonte. No entanto, instalar o Flutter é muito mais fácil e leve e o Flutter pode ser instalado sem qualquer dependência do IDE.

Onboarding e curva de aprendizado

O processo de configuração da máquina do desenvolvedor para usar o novo framework leva tempo. Requer muita configuração de instalações de software. A tecnologia deve ter documentação adequada para colocar os usuários em funcionamento.

Xamarin

Como a configuração do Xamarin é altamente dependente do Visual Studio e do Xamarin SDK, os desenvolvedores que já estão familiarizados com o VS Code podem começar a trabalhar muito rapidamente. No entanto, o Xamarin requer configurações separadas para iOS e Android, ou seja, Xamarin.iOS e Xamarin.Android. O guia de primeiros passos do Xamarin para iOS e Androidexplica o processo de integração para novos desenvolvedores, mas o Xamarin é altamente dependente do Visual Studio. Se o desenvolvedor não for do ecossistema da Microsoft, isso significaria uma curva de aprendizado mais longa para se familiarizar com o Visual Studio e aprender o Xamarin SDK. Xamarin tem a Universidade Xamarin com vários guias para facilitar a integração de novos desenvolvedores.

Flutter

O guia de introdução do Flutter contém informações detalhadas sobre a configuração do IDE e a configuração da plataforma para iOS e Android. Você pode ler todos os detalhes de configuração necessários no Flutter install for macOS aqui . Além disso, o Flutter tem uma ferramenta CLI chamada flutter doctor, que pode orientar os desenvolvedores na configuração. Ele inspeciona quais ferramentas estão instaladas na máquina local e quais ferramentas precisam ser configuradas. Uma vez que o comando do médico flutter é feliz, podemos continuar com a criação de um novo aplicativo Flutter. Há uma página separada sobre como configurar os editores para começar com o Flutter. Uma vez que toda a configuração é feita, podemos criar e executar um novo aplicativo Flutter da CLI facilmente.

Análise e resultado

O Flutter começando guia é muito mais simples do que softwares como de Xamarin necessários para onboarding são leves e fáceis de instalar. Também softwares não são dependentes de nenhum software proprietário.

Componente de interface do usuário e API de desenvolvimento

Ao desenvolver aplicativos móveis de plataforma cruzada, o suporte para o componente nativo é essencial. Sem o suporte para o componente nativo, nosso aplicativo não parecerá um aplicativo nativo. É muito importante que o framework tenha uma API para acessar os módulos nativos sem qualquer dor.

Xamarin – componente maduro

Sendo o SDK multiplataforma mais antigo, o Xamarin possui documentação sólida de sua API de desenvolvimento . O Xamarin suporta múltiplas plataformas, como iOS, Android, Forms, macOS, watchOS, tvOS, etc, que por sua vez, têm muitos componentes e módulos de interface do usuário para que os desenvolvedores possam construir. O Xamarin também possui documentação para desenvolvimento de componentes individuais, como layout, botões, pop-ups, bancos de dados, etc.

Flutter – rico em componentes

A estrutura Flutter é fornecida com componentes de renderização da interface do usuário, acesso à API do dispositivo, navegação, teste, gerenciamento com informações de estado e cargas de bibliotecas. Esse rico conjunto de componentes elimina a necessidade de usar bibliotecas de terceiros. Se você obtiver a estrutura Flutter, isso significa que você terá tudo o que é necessário para desenvolver aplicativos para dispositivos móveis. O Flutter também possui widgets para Material Design e Cupertino, que permitem aos desenvolvedores renderizar facilmente a interface do usuário na plataforma iOS e Android.

 

Análise e resultado

Com o seu rico conjunto de documentação e uma API de desenvolvimento, a Xamarin colocou-se numa posição forte sobre o Flutter. Flutter ainda tem um longo caminho a percorrer para permitir o desenvolvimento de UIs complexas, animações e jogos. Por outro lado, o Xamarin também suporta mais plataformas que o Flutter.

Produtividade do desenvolvedor

A produtividade do desenvolvedor é a chave para criar aplicativos mais rapidamente. A esse respeito, é muito importante poder se concentrar no desenvolvimento de aplicativos sem qualquer tipo de espera ou distração.

Xamarin

O Xamarin tem muitos módulos e uma ótima API de desenvolvimento; no entanto, depende muito do IDE do Visual Studio. Os desenvolvedores da pilha que não é da Microsoft terão dificuldades para aprender todos os conceitos do Código VS ou de um IDE semelhante. Além disso, aprendendo C # será necessário uma longa curva de aprendizado. E quando comparados aos editores, os IDEs são pesados ​​e a construção e compilação das coisas leva tempo. O Xamarin usa a compilação AOT para iOS para a compilação e o JIT / AOT para Android, portanto, obter as alterações da interface do usuário nos dispositivos pode levar algum tempo. O Xamarin processa a interface do usuário em termos dos nativeUIControllers. Existem muitos recursos on-line para desenvolvedores da Xamarin resolverem os problemas comuns.

Flutter

Flutter tem o recurso de recarga quente e é muito fácil começar a usar o aplicativo de demonstração. No entanto, à medida que a complexidade dos aplicativos cresce, os desenvolvedores precisam aprender e adotar novos conceitos Flutter. Além disso, Dart não é uma linguagem de programação comum e há uma falta de suporte para isso em muitos IDEs e editores de texto.

 

Análise e resultado

Sendo uma estrutura madura, a Xamarin tem grande suporte para desenvolvedores em termos de recursos e ferramentas. Flutter é relativamente novo neste momento, mas vai se aproximar muito em breve à medida que a comunidade em torno de Flutter cresce.

Suporte da comunidade

Assim que os desenvolvedores começam a demonstrar interesse por uma tecnologia e a adotam em seu processo de desenvolvimento, eles formam uma comunidade para compartilhar conhecimento. Uma comunidade forte ajuda os desenvolvedores a aprender uns com os outros e a resolver os problemas que estão enfrentando.

Xamarin

Xamarin tem uma enorme comunidade espalhada por todo o mundo. Existem fóruns comunitários para discutir problemas, problemas e propostas. Além disso, Xamarin tem um identificador do Twitter para todos os eventosrelacionados a Xamarin . Há algumas conferências também para palestras relacionadas a Xamarin , como o Xamarin Developer Summit . Sendo a mais antiga estrutura de desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma, a comunidade Xamarin tem mais envolvimento de desenvolvedores.

Flutter

O Flutter já existe há algum tempo, mas ganhou muita atenção quando o Google promoveu o Google na conferência do Google I / O em 2017. A comunidade Flutter está crescendo rapidamente nos dias de hoje, encontros e conferências estão ocorrendo on-line. O maior evento que aconteceu no ano passado foi o Flutter Live, em dezembro de 2018. Em suma, a comunidade Flutter está crescendo rapidamente; No entanto, ainda não há recursos suficientes para que os desenvolvedores resolvam problemas comuns.

 

Análise e resultado

A comunidade de Xamarin é muito maior que a de Flutter, especialmente porque Xamarin se tornou tão popular nos últimos anos. A comunidade cresce ainda mais rapidamente agora que a Xamarin foi adquirida pela Microsoft. O Flutter ainda é relativamente novo, embora o suporte da comunidade esteja crescendo rapidamente.

Suporte de teste

Escrever testes é uma ótima maneira de obter feedback rápido sobre o código. Há sempre uma estrutura de testes associada a todas as tecnologias desenvolvidas para permitir que os desenvolvedores criem testes de unidade, integração e UI para seus aplicativos.

Xamarin

O Xamarin suporta todos os tipos de testes no Visual Studio, por exemplo, testes de unidade e testes de interface do usuário. O Xamarin também possui seu próprio ambiente de teste de nuvem para executar os testes. O teste unitário Xamarin pode ser configurado para cada projeto de plataforma individual, conforme mencionado nos documentos aqui . No topo dos testes unitários, a Xamarin tem suporte dedicado para testes de interface do usuário, API Xamarin.UITest . No entanto, os aplicativos Xamarin podem ser testados com outras estruturas de teste de terceiros, como o Appium, independentemente, ou com estruturas de teste nativas, como o XCUITest ou o Expresso. Você pode ler mais sobre o teste de aplicativos Xamarin no Visual Studio aqui .

Flutter

O Flutter fornece um rico conjunto de recursos de teste para testar aplicativos no nível de unidade, widget e integração. Flutter tem uma ótima documentação sobre o teste de aplicativos Flutter aqui , você também pode ler sobre o teste completo de aplicativos Flutter para obter informações detalhadas. O Flutter tem um recurso legal de teste de widget, no qual podemos criar testes de widget para testar a interface do usuário e executá-la na velocidade dos testes de unidade.

 

Análise e resultado

Tanto Xamarin quanto Flutter têm grande suporte para testes. No entanto, o Flutter ganha, pois possui suporte a testes de widgets e testes podem ser realizados em múltiplos níveis.

Tamanho do aplicativo

O tamanho do binário e do aplicativo é importante para os usuários finais. Os aplicativos de tamanho grande consomem muito espaço em disco e os usuários geralmente detestam aplicativos volumosos.

Xamarin

O Xamarin suporta muitas plataformas, mas o tamanho do binário é relativamente pequeno. No entanto, quando os aplicativos Xamarin são empacotados para lançamento, o tamanho do aplicativo fica um pouco maior. Não há código e otimização de desempenho antes de ser enviado para as lojas de aplicativos.

Flutter

Os binários de aplicativos oscilantes geralmente são maiores e os aplicativos são maiores em comparação com os aplicativos iOS e Android nativos. Como mencionado na página de Perguntas Frequentes Flutter , o mecanismo central Flutter ocupa 2,7 MB + existe o código de estrutura e aplicativo que torna os binários de aplicativos um pouco pesados ​​em tamanho.

 

Análise e resultado

Como tecnologias de plataforma cruzada, Flutter e Xamarin produzem aplicativos de grande porte, mas os binários Xamarin são menores que os binários Flutter de acordo com essa fonte , então Xamarin leva o ponto aqui.

Suporte para DevOps e CI / CD

A liberação de aplicativos para dispositivos móveis na App Store ou na Play Store é um processo doloroso. Envolve a complexa tarefa de assinatura de código e correção da configuração do projeto. Quando se trata de desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma, fica ainda mais complicado.

Xamarin

O processo de automação de construção Xamarin depende muito da configuração do Microsoft Visual Studio, mas há também uma interface CLI para o App Center, que é conhecida como appcenter-cli, para configurar as construções a partir da linha de comando. O serviço App Center Build possui documentação sólida sobre como construir e distribuir diferentes plataformas. Os aplicativos Xamarin podem se basear em vários serviços de CI / CD, como o App Center, o Jenkins ou o TeamCity. Você pode ler mais sobre o serviço de integração contínua Xamarin aqui . O guia básico para configurar pipelines de CI / CD para aplicativos Xamarin usando o App Center pode ser encontrado aqui .

Flutter

O Flutter agora tem uma solução oficial de CI / CD, Codemagic, que permite aos desenvolvedores configurar o CI / CD com menos configuração. O Codemagic é dedicado apenas a aplicativos Flutter, portanto, construir e distribuir aplicativos Flutter com ele é indolor. Verifique de Codemagic começando tutorial .No entanto, existem outros serviços baseados em nuvem que podem ser usados para CI / CD para aplicativos vibração. O fluxo de CI / CD com o Travis CI foi mencionado aqui . Flutter tem uma forte interface de linha de comando. Podemos criar um binário do aplicativo usando as ferramentas de linha de comando e seguindo as instruções na documentação do Flutter para criar e liberar o Android e o iOSapps. Além disso, Flutter documentou oficialmente o processo de implantação com fastlane aqui .

Análise e resultado

O Flutter tem uma ótima ferramenta de automação de construção e pode ser usado para implantar aplicativos a partir da linha de comando. Xamarin também tem um forte suporte para o CI / CD, mas está tudo na bolha da Microsoft.

Pênaltis

Agora que tanto Flutter quanto Xamarin têm 5 pontos, precisamos de uma disputa de pênaltis para decidir o vencedor deste jogo. Vamos ter mais 5 pontos para ver quem terá melhor desempenho.

atuação

Em termos de desempenho, o Flutter afirma ter um desempenho muito melhor do que os aplicativos Xamarin. Xamarin tem um profiler que pode relatar os problemas de desempenho mais cedo, mas no final o mecanismo de dardo de Flutter soa mais proeminente do que os formulários de Xamarin conforme este post . Além disso, ao desenvolver aplicativos, o recurso de recarga a quente do Flutter contribui muito para a produtividade do desenvolvedor. Flutter ganha o primeiro ponto na categoria de desempenho.

Vencedor: Flutter

Tempo de comercialização / compartilhamento de código

Xamarin usa o Xamarin.Forms para compartilhar códigos entre múltiplas plataformas. Aproximadamente 96% do código pode ser compartilhado entre plataformas. Esse compartilhamento de código inclui lógica de negócios, lógica de dados e camada de rede. Flutter também permite compartilhar lotes de código como Flutter usa seus próprios componentes de interface do usuário. No entanto, às vezes os desenvolvedores do Flutter precisam escrever código nativo para suportar algumas coisas que não podem ser feitas com o Flutter. Portanto, o tempo de comercialização do Xamarin pode ser menor devido a esse recurso. Xamarin vence no desafio de compartilhamento de código.

Vencedor: Xamarin

Experiência do usuário nativa

Aplicativos Xamarin e Flutter parecem muito nativos. Quando comparado a outras tecnologias de plataforma cruzada que basicamente usam recursos de tecnologias da Web, o Flutter e o Xamarin produzem aplicativos com aparência próxima a aplicativos nativos. Nesse desafio, não podemos escolher um vencedor, então é um empate.

Vencedor: N / A

Preço / código aberto

Embora o Xamarin tenha alguns recursos interessantes, ele está disponível gratuitamente com limitações . O Xamarin é desenvolvido atrás das portas, por isso você não terá alguns recursos nativos, como 3D-touch, Force touch etc, imediatamente. Por outro lado, o Flutter é open source e desenvolvido abertamente. O Flutter tem uma grande vantagem, pois seu código é open source e os desenvolvedores podem ter controle adequado sobre o código. Flutter vence esse desafio.

Vencedor: Flutter

Futuro

Flutter tem um ótimo roteiro e está crescendo rapidamente. Com recursos como flexibilidade de IDE, recursos interessantes e disponibilidade de widgets, o Flutter parece ter um futuro brilhante. Xamarin ainda está crescendo, mas é mais para os desenvolvedores na bolha da Microsoft. Bem, não podemos prever o futuro, então não vamos decidir o vencedor para este desafio.

 

Análise e resultado

O Flutter tem uma ótima ferramenta de automação de construção e pode ser usado para implantar aplicativos a partir da linha de comando. Xamarin também tem um forte suporte para o CI / CD, mas está tudo na bolha da Microsoft.

Pênaltis

Agora que tanto Flutter quanto Xamarin têm 5 pontos, precisamos de uma disputa de pênaltis para decidir o vencedor deste jogo. Vamos ter mais 5 pontos para ver quem terá melhor desempenho.

atuação

Em termos de desempenho, o Flutter afirma ter um desempenho muito melhor do que os aplicativos Xamarin. Xamarin tem um profiler que pode relatar os problemas de desempenho mais cedo, mas no final o mecanismo de dardo de Flutter soa mais proeminente do que os formulários de Xamarin conforme este post . Além disso, ao desenvolver aplicativos, o recurso de recarga a quente do Flutter contribui muito para a produtividade do desenvolvedor. Flutter ganha o primeiro ponto na categoria de desempenho.

Vencedor: Flutter

Tempo de comercialização / compartilhamento de código

Xamarin usa o Xamarin.Forms para compartilhar códigos entre múltiplas plataformas. Aproximadamente 96% do código pode ser compartilhado entre plataformas. Esse compartilhamento de código inclui lógica de negócios, lógica de dados e camada de rede. Flutter também permite compartilhar lotes de código como Flutter usa seus próprios componentes de interface do usuário. No entanto, às vezes os desenvolvedores do Flutter precisam escrever código nativo para suportar algumas coisas que não podem ser feitas com o Flutter. Portanto, o tempo de comercialização do Xamarin pode ser menor devido a esse recurso. Xamarin vence no desafio de compartilhamento de código.

Vencedor: Xamarin

Experiência do usuário nativa

Aplicativos Xamarin e Flutter parecem muito nativos. Quando comparado a outras tecnologias de plataforma cruzada que basicamente usam recursos de tecnologias da Web, o Flutter e o Xamarin produzem aplicativos com aparência próxima a aplicativos nativos. Nesse desafio, não podemos escolher um vencedor, então é um empate.

Vencedor: N / A

Preço / código aberto

Embora o Xamarin tenha alguns recursos interessantes, ele está disponível gratuitamente com limitações . O Xamarin é desenvolvido atrás das portas, por isso você não terá alguns recursos nativos, como 3D-touch, Force touch etc, imediatamente. Por outro lado, o Flutter é open source e desenvolvido abertamente. O Flutter tem uma grande vantagem, pois seu código é open source e os desenvolvedores podem ter controle adequado sobre o código. Flutter vence esse desafio.

Vencedor: Flutter

Futuro

Flutter tem um ótimo roteiro e está crescendo rapidamente. Com recursos como flexibilidade de IDE, recursos interessantes e disponibilidade de widgets, o Flutter parece ter um futuro brilhante. Xamarin ainda está crescendo, mas é mais para os desenvolvedores na bolha da Microsoft. Bem, não podemos prever o futuro, então não vamos decidir o vencedor para este desafio.

 

Fonte: https://blog.codemagic.io/flutter-vs-xamarin-a-developer-s-perspective/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *