Outsourcing

Se você ainda não contratou um outsourcing de recrutamento e seleção para profissionais de TI em sua empresa, certamente ficará encantado com os benefícios trazidos por esse serviço.

Empresas de outsourcing visam otimizar processos dentro de um determinado setor. No caso da contratação de profissionais de TI, então, essas companhias assumem a responsabilidade pela seleção e escolha de colaboradores adequados à cultura do cliente.

Esses parceiros atuam por meio de processos automatizados a fim de agregar valor aos profissionais e departamentos de tecnologia e RH. Na prática, aplicações de inteligência artificial levam eficiência e agilidade às etapas de recrutamento e seleção, aumentando a satisfação de candidatos e empresas. 

Mais do que uma simples terceirização, o outsourcing de recrutamento e seleção contribui para que a companhia contratante assuma uma postura estratégica e focada nos objetivos centrais do negócio. Entenda melhor esse cenário, acompanhando os benefícios abaixo.

1 – Coleta e análises inteligentes sobre os dados dos candidatos

Compor o departamento de TI é uma tarefa morosa, que envolve inúmeros filtros e testes. Felizmente, empresas de outsourcing se encarregam dessas contratações, trazendo consigo, além de sua expertise, tecnologias que fornecem precisão a essas etapas.

Entrevistas por chatbots, somadas à sistemas people analytics para segmentação geográfica, comportamental e técnica, por exemplo, automatizam a coleta e análise de dados dos candidatos, eliminando a necessidade de uma primeira fase de filtros manuais e demorados.

2 – Automação e redução de tempo do início ao fim do processo

Se o recrutamento tradicional torna as inúmeras etapas operacionais de contratação ainda mais demoradas, uma empresa de outsourcing sabe exatamente como encontrar com mais agilidade profissionais que se encaixam perfeitamente às vagas abertas.

O olhar especializado dos consultores, o uso de soluções de inteligência artificial, bem como seu próprio banco de talentos, fornece uma otimização de processos de ponta a ponta. Como consequência, o parceiro consegue entregar novos colaboradores que se adequam à cultura organizacional em muito menos tempo.

3 – Alcance de profissionais

A coleta e as análises automatizadas aumentam a agilidade dos processos de recrutamento e seleção, além de também fornecerem mais oportunidades para encontrar o perfil ideal exigido pela vaga.

Na prática, se antes de implantar tecnologias as empresas ficavam limitadas à capacidade manual do RH, por meio de um outsourcing 100% digital é possível alcançar mais profissionais a fim de aumentar as chances de encontrar grandes talentos.

4 – Novos insumos para avaliação

Para que os filtros sejam ainda mais precisos, os processos digitais de recrutamento e seleção permitem às organizações irem além das tradicionais informações inseridas em um currículo.

A tecnologia também atua em prol da avaliação do candidato. Dessa forma, a contratante pode optar por testes, provas online, bem como ações de gamification para entender melhor o perfil técnico e comportamental de cada um.

5 – Experiência do candidato

O candidato também é um dos grandes beneficiados pela transformação dos processos de recrutamento e seleção. Principalmente devido à interatividade, dinamicidade e agilidade promovida pelo meio digital, o profissional torna-se muito mais confortável.

Isso, por sua vez, também pode ser extremamente vantajoso à companhia contratante. Afinal, em um mercado em que as organizações prezam pela boa imagem e satisfação dos colaboradores, prezar por todo contato que as pessoas têm com sua marca nunca é demais.

6 – Desempenho e baixos índices de rotatividade

Sendo os altos índices de turnover os principais gastos oriundos de falhas nos processos de recrutamento e seleção, é lógico que, investindo em novas tecnologias para essas atividades, a redução de custos torna-se consequência.

Parceiros de outsourcing, por meio de metodologias inovadoras, aumentam a assertividade na escolha de profissionais, consequentemente, a satisfação e retenção desses talentos.

As vantagens também se estendem ao desempenho do departamento de TI, dado que todo processo fornece mais garantia de compor o setor com profissionais altamente qualificados, capazes de trabalhar bem em equipe e melhorar as entregas da área.

7 – Conformidade e segurança das informações

O processo de contratação de novos colaboradores exige que os as equipes de aquisições de talentos lidem com um grande volume de dados, sejam eles impressos ou digitalizados. Entretanto, devido à LGPD essas informações precisam de um tratamento especial a fim de estar em conformidade e evitar penalizações legais.

Não à toa, empresas de outsourcing contam com sistemas e políticas em conformidade com a LGPD, sendo assim capazes de manter a integridade, segurança, confiabilidade e disponibilidade dos dados pessoais dos candidatos.

8 – Foco estratégico no RH

Descentralizando etapas da contratação de profissionais de TI, os responsáveis pela gestão de pessoas podem se concentrar em outras atividades de valor, como em medidas para aumentar a produtividade e satisfação dos colaboradores internos.

Em outras palavras, junto a um parceiro de outsourcing, o departamento de RH otimiza seu tempo, que antes era gasto com processos manuais e pouco efetivos de recrutamento e seleção, para pensar estrategicamente ações que contribuam para o desenvolvimento da empresa.

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Tecnologias especializadas podem atuar no recrutamento, seleção e até treinamento de profissionais, levando eficiência e agilidade a processos pertencentes ao setor de RH.

O outsourcing, nesse sentido, permite a otimização do RH com certas etapas da contratação de novos profissionais, ao mesmo tempo que habilita o investimento de atividades estratégicas para o departamento, gerando maior satisfação e produtividade interna.

A Conquest One é uma empresa de outsourcing especializada na contratação de profissionais de TI. Utilizamos tecnologias e recursos de última geração, criando um processo 100% digital e entregando os melhores talentos do mercado.

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