SLA

Não é novidade que o sucesso dos negócios está diretamente relacionado ao bom desempenho das pessoas que formam as equipes da empresa. 

Neste cenário, o departamento de recursos humanos tem se tornado estratégico ao adotar técnicas e métodos que incluem o Service Level Agreement (SLA) na gestão dos processos seletivos com o intuito de atrair e reter talentos de alta performance.

Atualmente, muitas empresas de tecnologia de informação estão com dificuldades de encontrar profissionais comprometidos e qualificados. Por isso, tem se tornado frequente a terceirização do departamento de RH especializado no setor de TI.

 Uma solução nesse sentido é o serviço de Staffing para a seleção, contratação e fornecimento de profissionais  de TI,  seja para trabalho contínuo ou para projetos temporários e pontuais, por exemplo.

Daí vem a necessidade de contar com um parceiro especializado, que possua uma equipe de RH qualificada em Staffing de TI e que utilize um SLA no processo de recrutamento e seleção desses profissionais.  Continue lendo e descubra como um SLA bem definido pode auxiliar o seu negócio.

SLA: o que é?

O termo SLA significa Service Level Agreement, em português: Acordo de Nível de Serviço (ANS). É um contrato de prestação de serviços entre duas partes: a empresa fornecedora do serviço e a que irá se beneficiar do mesmo. 

Ao contrário de outros tipos de contratos, o SLA possui regulamentação pela NBR ISO-IEC 20000-1 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O documento especifica, de forma objetiva, as atividades que estão incluídas na prestação de serviços, tais como prazos contratuais, valores e qualidade do trabalho, trazendo segurança para o contratante que aquilo que adquiriu será cumprido.

Em suma, ao elaborar um SLA bem definido, tanto o contratante quanto o contratado devem estar atentos aos seguintes pontos:

  • Identificar, compreender e definir as necessidades, objetivos e resultados a serem obtidos;
  • Descrever clara e objetivamente o serviço a ser prestado, incluindo a qualidade e o tempo de execução dele;
  • Reduzir as áreas de conflito;
  • Definir as ferramentas a serem aplicadas;
  • Identificar os responsáveis por cada uma das atividades, inclusive detalhando o envolvimento que cada profissional terá dentro do projeto.
turnover

Os benefícios ao se definir o SLA

A aplicação do SLA, além de reduzir custos, permite estabelecer normas e aprimorar a gestão dos serviços e acompanhar o desempenho do trabalho contratado, características muito atraentes quando se terceiriza serviços como o Staffing de TI.

Mas como garantir que os profissionais terceirizados tenham o mesmo comprometimento, a mesma postura e desempenho idênticos aos funcionários internos?

A resposta está na elaboração de um SLA bem definido, que deve abranger cláusulas contratuais que contenham informações como:

  • Medidas adotadas para a segurança dos trabalhadores;
  • Definição das responsabilidades e deveres do contratante;
  • Descrever, de maneira clara e objetiva, as expectativas em relação a entrega do trabalho;
  • Estabelecer regras para a avaliação de desempenho;
  • Fornecimento de relatórios de controle e gerenciamento de problemas;
  • Estabelecer métodos para a gestão de conflitos;
  • Procedimentos a serem adotados para a preservação de informações confidenciais e dos direitos relativos à propriedade intelectual;
  • Gestão de conformidade legal;
  • Rescisão contratual entre as partes.

Portanto, um SLA bem estruturado traz diversos benefícios para a empresa que precisa contratar um serviço como o Staffing de TI. Veja alguns deles:

Demonstra transparência

A descrição minuciosa das metas e a concordância de ambas as partes no SLA, expressada pela assinatura do contrato, traz segurança e transparência na contratação do serviço. Além disso, o documento permite a clara compreensão do que deve ser feito e como o desempenho e a qualidade serão avaliados. 

Promove garantia para o seu negócio

O estabelecimento do SLA também é uma proteção jurídica, pois evita o descumprimento do que foi acordado e garante a multa ou rescisão imediata a quem descumpriu os termos respaldados em contrato, como qualidade do serviço e prazos de entrega.

Do lado do prestador, é a garantia de que o contratante não exija resultados e atividades que não estejam previstos no contrato e tenha respaldo contra reclamações indevidas. 

Atribui confiança

Ao detalhar um contrato, a instituição contratante e a prestadora de serviços explicitam objetivamente a disposição em assumir um acordo que considere os direitos e responsabilidades de ambas as partes.

Essa postura confere profissionalismo e confiança, garantindo não apenas a satisfação do cliente, mas também a sua retenção, principalmente se o prestador superar as expectativas e for além do que foi acordado no SLA.

Garante satisfação de quem contrata a solução

O SLA garante a qualquer organização a segurança de que as suas necessidades sejam solucionadas.  Independente do porte da empresa, o contrato garante que o suporte e a disponibilidade de profissionais sejam atendidos, garantindo o cumprimento das exigências estabelecidas no acordo.

A solução de Staffing de TI da Conquest One conta com um time de pessoas especializadas, engajadas e comprometidas com o resultado dos projetos em que atuam. 

A Conquest One busca entender a sua necessidade no fornecimento de profissionais e equipes de TI de alta performance e, para isso, contamos com o SLA ideal para a sua empresa.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende uma reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *