Trabalho flexível

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Quem é que não sonha com este estilo de vida e busca por um trabalho flexível que proporcione isto?

A geração dos Millennials é a que mais valoriza as empresas que oferecem a flexibilidade no trabalho, uma modalidade de prestação de serviços que permite que os profissionais definam o horário e o local para cumprir as suas jornadas de trabalho diárias. 

Em relatório divulgado no início de 2019, a empresa International Workplace Group (IWG) entrevistou 15 mil profissionais de 80 países, incluindo o Brasil, sobre trabalho flexível:  83% dos entrevistados consideram a flexibilidade na hora de escolher uma proposta de trabalho.  Outro dado interessante é relativo às empresas: 75% adotam esse modelo de gestão para atrair os jovens profissionais.

Para os profissionais de TI pode ser muito interessante prestar serviços e adotar o trabalho flexível como modo de gestão profissional.  Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.

Trabalho Flexível: o que é?

O conceito de trabalho flexível pode ser muito amplo. Segundo a pesquisa IWG citada anteriormente, para 53% dos entrevistados o termo significa ter a capacidade de escolher o local onde trabalhar (pelo menos em alguns dias), para 27% é poder organizar a sua carga horária e, para 21% significa ser capaz de controlar a própria jornada.

A flexibilidade no trabalho pode ser exercida dentro ou fora da empresa.  A relação de trabalho pode ser CLT ou PJ, sendo o último muito adotado hoje em dia.

No caso de o colaborador cumprir a sua jornada na empresa, ela pode ser feita de três maneiras:

  • Fixo variável: a empresa oferece diversos turnos de trabalho e o colaborador escolhe um deles;
  • Variável: nessa opção, o colaborador decide o seu horário de entrada e saída, e deve cumpri-lo diariamente;
  • Livre:  o colaborador escolhe livremente o horário que irá trabalhar, mas precisa cumprir a carga horária determinada pela organização.

Existe, ainda, a modalidade home office, que, como o próprio nome diz, é “o escritório em casa”. O profissional, seja ele funcionário contratado ou freelancer, realiza as suas funções da própria casa.  No entanto, em alguns casos, pode ser que a jornada exija algumas horas no escritório da empresa.

Os benefícios do trabalho flexível para os profissionais de TI

Os profissionais que aderem ao trabalho flexível são beneficiados com muitas vantagens. Você sabe quais sãos?  Confira agora cinco delas. 

1.      Menor tempo de deslocamento, redução de custos com combustível e manutenção do carro

Em algumas cidades, trajetos de mais de uma hora são comuns, seja por transporte público ou carro. Trabalhar em casa, por exemplo, permite que o colaborador inicie as suas tarefas pontualmente. Além da economia de tempo, há a redução dos gastos gerais com o carro.

2.      Possibilidade de deslocar-se em horários fora do horário de pico

Sair de casa, ou voltar do trabalho, fora dos horários de pico chega a reduzir o tempo de deslocamento em até 50%.  Isso significa mais tempo para resolver assuntos pessoais e menos possibilidade de chegar atrasado na empresa.

3.      Mais flexibilidade para atender as necessidades pessoais e familiares

Se você tem um horário flexível, pode passar mais tempo com a família, levar os filhos para a escola, praticar esporte, passear e estudar. Enfim, viver melhor e relaxar muito mais.

4.      Maior controle pessoal sobre o cronograma e o ambiente de trabalho

A autonomia em definir quando e onde trabalhar é um dos principais benefícios do trabalho flexível. Isso é bom para o colaborador, que pode equilibrar o profissional com o pessoal e bom para empresa, que pode contar com um parceiro mais engajado.

5.      Menos estresse

Rotina e obrigação de cumprir horários estão entre as maiores fontes de estresse. Por outro lado, a flexibilidade permite que você trabalhe quando se sente mais produtivo e que dê pequenas pausas entre uma tarefa e outra, melhorando o desempenho no trabalho.

turnover

Como ser produtivo no Home Office

Se você ainda não tem um trabalho home office, provavelmente conhece alguém que tenha. Mesmo com a popularização desse formato, principalmente na área de TI, você precisa estar pronto para realizar o trabalho remoto.

É normal se sentir meio perdido no começo, mas para que o home office na área de TI não se torne um pesadelo listamos quatro dicas simples, mas poderosas, que vão te ajudar a tirar o máximo proveito da vida de trabalho flexível.  Veja:

Estabeleça uma rotina

No começo, trabalhar em casa é libertador e pode parecer que a melhor coisa é não ter uma rotina. Mas não se engane.  É preciso definir um horário de trabalho.

Assim, escolha aqueles que você é mais produtivo e se sinta mais confortável. Pode ser corrido ou em blocos, não importa.  O que vale é cumprir as suas tarefas diárias e estar disponível.

Use e abuse da tecnologia

Existem vários aplicativos que podem te auxiliar no gerenciamento de suas tarefas.  O Timely, por exemplo, permite o planejamento de uma semana de trabalho, além de definir os prazos e tempo gastos com cada tarefa.  Outra plataforma similar é o Toggl.  Por meio de um gráfico, o aplicativo mostra as horas gastas com cada tarefa, inclusive destacando aquelas que tomam mais tempo do profissional.

Tem ainda o Trello, que é um gerenciador de projetos gratuito. Com ele, você pode organizar suas tarefas e gerenciar atividades de grupos maiores, quando estiver trabalhando em equipe.

Defina seu espaço de trabalho

É importante separar um local específico para o trabalho, que seja bem arejado, iluminado e longe de distrações. Não se esqueça de uma cadeira ergonômica e confortável, além de um bom computador e todos os materiais necessários para desempenhar sua função. Conforto e organização são essenciais para a produtividade.

Comunique-se

A comunicação com a equipe de trabalho é tudo. No caso do home office, ela se dá por três vias: e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas (como o WhatsApp ou Slack) e por videoconferências (Skype ou Zoom).  Planeje e agende as suas reuniões antecipadamente, com dia e horário bem definido. Ficou interessado no assunto? Saiba que a Conquest One pode ajudá-lo. Entre em contato agora.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *